Domingo, 17 de Julho de 2022, 13h40
GATO POR LEBRE
Apple indenizará cliente após pingos de água estragar Iphone em Cuiabá
Magistrada estipula indenização de R$ 9,6 mil
DIEGO FREDERICI
Da Redação
O proprietário de um Iphone (modelo XR Silver) vai receber uma indenização de R$ 9,6 mil após a Apple, fabricante do aparelho, se recusar a consertar o telefone celular, que apresentou avarias após sofrer “respingos” d'água, mesmo com o bem ainda dentro da garantia. O pagamento foi determinado pela juíza da 8ª Vara Cível de Cuiabá, Edna Ederli Coutinho, em decisão do último dia 12 de julho.
A magistrada atendeu aos pedidos realizados pelo dono do Iphone XR Silver no âmbito de uma ação de indenização por danos morais e materiais. De acordo com informações do processo, o consumidor adquiriu o celular em junho de 2019 diretamente do site da Apple.
No mês de março de 2020, porém, o aparelho começou a apresentar “defeitos graves” após sofrer alguns “respingos” d’água. Mesmo dentro da garantia, e com uma publicidade que afirma que o Iphone XR Silver resiste por até 30 minutos, numa profundidade de dois metros submerso em água, a Apple se recusou a consertar o telefone.
A empresa disse que o proprietário deveria adquirir um “um aparelho novo”. “O aparelho sofreu respingos de água e começou apresentar defeitos graves, a parte autora levou o aparelho na assistência técnica autorizada, vez que faltavam dois meses para o término da garantia, contudo, aduz que foi lhe informado embora o aparelho fosse resistente a água, a Apple não cobre danos causados pelo contato com água e que os danos encontrados na tela não são passíveis de reparo, devendo ser adquirido um aparelho novo”, diz trecho dos autos.
Em sua decisão, a juíza Edna Ederli Coutinho observou que as próprias especificações técnicas do aparelho celular informam que ele é "à prova d'água". “As especificações técnicas divulgadas nos canais de comunicação da própria ré, reproduzidas na contestação e nas razões do recurso, não deixam dúvidas e fazem o consumidor se convencer de que o aparelho iPhone XR possui resistência de funcionalidade mesmo quando submergido em líquido numa profundidade máxima de dois metros e pelo limite de tempo de até 30 minutos”, observou a juíza.
O valor ainda será corrigido com juros e correção monetária. A decisão cabe recurso.
Juiz prorroga blindagem de empresa de ônibus alvo de operação em MT
Sábado, 10.05.2025 13h15
Circuito Aprosoja encerra primeira semana na região Sul
Sábado, 10.05.2025 11h30
Velha guarda bancária ataca Vorcaro, enquanto Justiça e mercado aceleram sua ascensão
Sábado, 10.05.2025 10h56
BRB e Banco Master avançam com respaldo da Justiça e sinalizam nova fase no setor bancário
Sábado, 10.05.2025 10h37
BRB e Banco Master aceleram expansão com liberação judicial da aquisição
Sábado, 10.05.2025 10h24