Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 12h07
Audiência debate Factrigo em Primavera do Leste
Da Redação
A Assembleia Legislativa realiza na próxima quinta-feira (20), às 19 horas, audiência pública no município de Primavera do Leste (250 km de Cuiabá) para discutir o projeto de lei que institui o Fundo de Apoio à Cultura do Trigo - Factrigo. O objetivo é promover a efetiva implantação do trigo como cultura no Estado de Mato Grosso e debater, ainda, os recursos que serão aplicados prioritariamente na pesquisa do trigo, objetivando a produtividade e qualidade dos grãos, o controle de pragas e doenças da cultura, o treinamento de mão de obra e a realização de eventos técnicos, e de quanto mais for preconizado em Regimento Interno do referido Factrigo. O evento é de autoria dos deputados José Riva (PSD) e Neldo Weirich (PR).
As receitas do Factrigo ficam assim definidas: contribuição no valor de 0,1 da UPF/MT por tonelada de farinha de trigo comercializada no Estado, e que tenha origem fora do Estado de Mato Grosso; doações recebidas de qualquer natureza; auxílios oriundos de convênios com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais; e créditos que lhe sejam consignados no orçamento estadual ou em leis especiais. Consta ainda que a administração do Factrigo, será exercida pela Câmara Técnica do Trigo, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.
Segundo o engenheiro da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, a cultura do trigo em Mato Grosso vem a muito tempo sendo pesquisada em trabalho conduzido pelo órgão estatal. Conforme dados apresentados pela Câmara do Trigo, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), os campos experimentais de trigo em Mato Grosso têm apresentado grande viabilidade, chegando a produzir em média 70 sacas por hectare, superando assim, os índices obtidos pelos estados produtores da região Sul do país.
Outro dado importante é que estudos comprovam ainda que quando plantado em sistema de consórcio na entressafra da soja, o trigo além de ter valor agregado maior que outras culturas - tais como o milho, consegue realizar um controle de pragas mais eficiente, além de aumentar significativamente a produção da oleaginosa na próxima safra. Considerando que o Brasil importa a maioria do trigo aqui consumido, se levarmos em conta o potencial produtivo do trigo no Estado, temos totais condições de tornar nosso Mato Grosso bem como o país autossuficiente em trigo.
Credores vão decidir se aceitam plano de produtor que deve R$ 16 milhões
Sábado, 10.05.2025 16h12
Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões no comércio de MT
Sábado, 10.05.2025 15h23
Governo fortalece pequenos agricultores
Sábado, 10.05.2025 15h08
Juiz prorroga blindagem de empresa de ônibus alvo de operação em MT
Sábado, 10.05.2025 13h15
Circuito Aprosoja encerra primeira semana na região Sul
Sábado, 10.05.2025 11h30