Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 15h58
NOROESTE
Caravana do Cipem reforça diálogo com setor produtivo
Da Redação
Entre os dias 4 e 8 de agosto, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) realizou a caravana “Cipem na Estada - Do Manejo ao Mercado” pela região Noroeste do estado, passando pelos municípios de Cotriguaçu, Juruena, Brasnorte e Juína. O presidente Ednei Blasius esteve à frente das visitas, conversando com empresários e produtores para ouvir demandas e discutir desafios enfrentados pelo setor.
Um dos principais temas abordados foi a sobretaxa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A medida preocupa a indústria madeireira, especialmente em relação a produtos específicos, como decks e pisos fabricados sob medida para o mercado norte-americano. A empresária Vanessa Turela, de Juruena, alertou que, caso a tarifa seja mantida, muitas empresas serão prejudicadas. “Este mercado é muito importante, pois compra produtos com valor agregado, como pisos. Se deixarmos de vender esses produtos, não temos como redirecioná-los para outro mercado, pois eles são produzidos de acordo com as medidas e especificações dos Estados Unidos.”
Ednei Blasius defendeu uma atuação firme do governo brasileiro para reverter a medida. “Estamos diante de uma situação que afeta todo o nosso país. O governo precisa deixar as diferenças políticas de lado e agir de forma diplomática para suspender, o quanto antes, essa sobretaxa.”
Outro ponto de preocupação levantado durante a caravana foi a dificuldade para emissão de Autorizações de Exploração Florestal (Autex), o que tem atrasado o início da safra de madeira. Como o manejo deve ser realizado em período seco, fora da época de chuvas, os atrasos comprometem o planejamento das empresas. O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), João Paulino, que acompanhou toda a expedição, defendeu a desburocratização dos processos de licenciamento e autorização.
Logística - A situação da rodovia MT-170 também foi pauta. A estrada, sob responsabilidade do governo estadual, apresenta buracos, trechos com asfalto de baixa qualidade e partes ainda não pavimentadas. Ednei Blasius visitou os pontos mais críticos e afirmou que irá protocolar, junto à Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e demais órgãos competentes, um documento denunciando a precariedade dos serviços e cobrando soluções. Ele lembrou que a rodovia, anteriormente federal, foi estadualizada com a promessa de melhorias, sendo um dos principais acessos para moradores da região e rota estratégica para o escoamento da produção local.
Expo Juína 2025 - Durante a agenda, o Cipem também participou da Expo Juína, a maior feira de exposição do Noroeste do estado, organizada pelo Sindicato Rural de Juína. O evento reuniu negócios, tecnologia e entretenimento, fortalecendo o relacionamento entre o setor produtivo e a comunidade.
TCE vê "boicote" a produtores e fará auditoria no Indea; Sema tem 130 mil processos
Segunda-Feira, 11.08.2025 18h25
AL discute projeto de incentivo à agricultura familiar irrigada
Segunda-Feira, 11.08.2025 17h04
AL instala CST para discutir desembargo a mbiental em MT
Segunda-Feira, 11.08.2025 16h43
Mais de 1,1 milhão de MT tem contas atrasadas
Segunda-Feira, 11.08.2025 15h52
MT tem 43,8% da população inadimplente; dívidas somam R$ 6,2 bilhões
Segunda-Feira, 11.08.2025 15h22