Terça-Feira, 07 de Agosto de 2018, 10h28
CRCMT e Sefaz se unem para capacitar contadores sobre novo RICMS
Da Redação
O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) promovem na próxima sexta-feira, 10/08, às 9 horas, no auditório do CRCMT, encontro de interação Sefaz e contadores para esclarecer pontos a respeito da alteração no Regulamento do ICMS – decreto 1.599/2018. Técnicos da Sefaz vão explicar aos contadores como funcionam na prática das novas regras.
O evento foi acertado em uma reunião nesta segunda-feira, 06/08, entre os conselheiros do CRCMT, Benedita Madaleno da Costa, Gilmar Antônio Tonin, Emilia de Oliveira Furlaneto, e a representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Silva Mara Cavalcante, com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo e os secretários adjuntos de Atendimento ao Cliente, Maria Célia de Oliveira Pereira, e de Receita Pública, Último Almeida de Oliveira.
Participaram também os presidentes do Sindicato dos Profissionais de Contabilidade em Mato Grosso (Sincon/MT), Deosdete Gonçalves; do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado do Mato Grosso (Sescon/MT), Ironei Márcio Santana; as contadoras Marinês Tubino e Viviane Stahl, de Primavera do Leste; os presidentes da Fecomércio, José Wenceslau Souza Júnior; e da CDL Cuiabá, Nelson Soares, entre outros.
O secretário anunciou uma agenda de capacitações sobre o tema em vários municípios pólo de MT – dia 17/08 em Rondonópolis e Primavera do Leste; 22/08 Tangará da Serra e Cáceres; 24/08, Sinop e Sorriso. E a adjunta Maria Célia adiantou que nos meses de setembro e outubro irão a todos os municípios do interior repassar as informações para os contadores, técnicos em contabilidade e contribuintes.
A conselheira Benedita Madaleno Costa, vice-presidente de Administração do CRCMT, colocou à disposição a estrutura das Delegacias do CRCMT em 47 municípios do interior para a realização das capacitações. O conselheiro Gilmar Tonin chamou atenção para a existência do Programa de Educação Continuada do Sistema CFC/CRCMT e enfatizou a necessidade da Sefaz capacitar os contadores com cursos e palestras periódicas, especialmente no interior do Estado e nos municípios mais longínquos.
A nova regulamentação do ICMS passa a valer a partir de 1° de setembro de 2018, quando o imposto devido pelo regime de estimativa simplificada (Carga Média) será apurado, recolhido e declarado pelo próprio contribuinte situado no território mato-grossense, independente de qualquer lançamento pelo fisco, exceto empresas optantes pelo Simples Nacional. No entanto, as notas serão apuradas somente em novembro, o que amplia o prazo para a capacitação dos profissionais de contabilidade e divulgação para os empresários.
O secretario Rogério Gallo ressalta que o sistema anterior estava se tornando insustentável. Segundo ele, a inadimplência estava na casa dos 52% e o volume de processos do DAR (Documento de Arrecadação Avulso) era absurdo, chegando a dois mil por mês. “Estávamos com 150 mil processos para serem julgados, o que é humanamente impossível. Tínhamos que racionalizar”, constata, citando como exemplo o setor da construção civil que há dois anos adota processo similar e alcançou um índice de adimplência entre 80 e 85%. “O novo RICMS tem um fator de correção que estimula o bom pagador, trabalhamos para trazer esses inadimplentes para a regularidade”.
Gallo reforça que irá trabalhar muito com treinamento e para isso a Sefaz precisa da parceria com o CRCMT. O evento da próxima sexta-feira, 10/08, será às 09 horas, no auditório do CRCMT com entrada gratuita. Inscrições no site www.crcmt.org.
Com mais de 150 cavalos, Cavalgada abre Expoagro
Sábado, 05.07.2025 13h22
FIT Pantanal movimenta R$ 37 milhões em quatro dias
Sábado, 05.07.2025 10h54
TJ manda aérea indenizar família por cancelamento de voo
Sábado, 05.07.2025 08h00
Capital nacional do agro investe na internacionalização da marca Sorriso
Sábado, 05.07.2025 07h34
Famílias de Cuiabá compram mais no crédito e quitam dívidas
Sábado, 05.07.2025 05h27