Economia

Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019, 12h01

55 QUILÔMETROS

Cuiabá emprestará R$ 100 milhões do BNDES para asfaltar 19 bairros

Câmara de Vereadores terá que aprovar projeto com aval para financiamento

Da Redação

 

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, encaminhou nesta terça-feira (22) à Câmara Municipal, a mensagem com o respectivo Projeto de Lei que autoriza a contratação de uma operação de crédito, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). O texto, a ser apreciado pelo parlamento, busca garantir a chegada de R$ 100 milhões ao Município, por meio do programa BNDES FINEM – Financiamento de Projetos de Investimento.

O recurso, conforme explica a mensagem, será destinado exclusivamente para obras de melhoria viária ao longo da Capital.

Segundo o planejamento do Executivo, a contratação do crédito possibilitará a execução de mais de 55 quilômetros de pavimentação, atendendo à demanda de pelo menos 19 bairros. Também estão previstas edificações de infraestrutura complementares como o sistema de drenagem pluvial e calçadas.

O texto destaca ainda que a solução de crédito permitirá a ampliação da capacidade de investimento da administração, contribuindo para atender à crescente demanda da sociedade. Dessa forma, o objetivo do Município é fazer com que o conjunto de obras promova consideravelmente a melhoria na mobilidade urbana e acessibilidade ao cidadão. “É um novo investimento que estamos buscando, para ampliar o nosso atendimento com obras de asfaltamento. A possibilidade desse recurso nos foi apresentada e, após uma série de análises, entendemos que temos as condições necessárias para trazê-lo para Cuiabá. Isso é fruto de um trabalho responsável que temos feito no âmbito das contas públicas, o que nos permite ter um equilíbrio fiscal e abrir portas como essa junto ao BNDES”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

Os 19 bairros, ainda a serem definidos, deverão estar localizados na região periférica de Cuiabá e serão inclusos no Minha Rua Asfaltada. O programa, implantado em ainda em 2017, já se consolidou como uma das maiores ações de infraestrutura existentes na Capital. Neste ano, chegou a 47 bairros beneficiado e mais de 200 quilômetros de malha viária alcançada, levando em consideração as obras finalizadas, em execução e também aquelas que, neste momento, passam pelo processo de licitação.

De acordo com levantamento da Secretaria de Obras Públicas, pasta responsável por coordenar o programa, são nove comunidades da região Norte, 18 da Sul, 12 da Leste e oito da Oeste. “O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu essa missão de levar esse benefício para a maior quantidade de bairros possível. Em todas as regiões da cidade estamos com obras em andamento, outras já prontas, e vamos alcançar novas comunidades”, pontua o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

 

Comentários (8)

  • No meu paletó não!!! |  23/10/2019 22:10:11

    Coisa do MDB... Vai deixar um monte de dívida e obras inacabadas.. O prefeito é o Silval de paletó!!! Arruma obra, pra justificar empréstimo, pra encher os bolsos do próprio paletó com propinas... Acorda povo!!!!

  • Hélio Filho |  23/10/2019 20:08:58

    Pra dar 30% de reajuste pra servidores o Paletó tem. Tá de olho na reeleição.

  • Luiz  |  23/10/2019 19:07:00

    Porque esse ...... do Emanuel do Paletó não empresta para pagar os fornecedores. A prefeitura deve um monte e não paga tem empresa que esta sem receber a 7 meses.

  • MÃE. DINA |  23/10/2019 16:04:01

    MÃE. DINA. SE. NAO FAZ....LEVA. RIPA. NO. LOMBO....SE. TENTA. FAZER.....TEM. A. TURMA. DO. CONTRA....E. CUIABA. PERDE.... NESSE. NHENHEM.......COMO. FERNNDO. HENRIQUE. FALOU. NOSSO. EX. PRESIDENTE.

  • Ggm  |  23/10/2019 15:03:59

    O rombo vai ser grande.

  • Moreira |  23/10/2019 15:03:37

    A gente sustenta os bolsos do Paletó de dinheiro, a cidade está um lixo só, mas tem alguns que falam que está muito bom. Fazer o que?

  • juara |  23/10/2019 12:12:45

    CADÊ OS DEPUTADOS PRA IMPEDIR ISSO !!!

  • Marcos Samaro |  23/10/2019 12:12:43

    Vem eleição ai gente.... tem que faturar....outro que pague a conta.....

Confira também: Veja Todas