Economia

Sexta-Feira, 21 de Outubro de 2022, 13h26

Cultivo de uva proporciona turismo e promove desenvolvimento em MT

G1 MT

 

Uma família que cultiva uvas em São Pedro da Cipa, a 149 km de Cuiabá, há mais de 30 anos, aproveita o plantio para o desenvolvimento regional. Durante a temporada de colheita, o local é aberto à visitação, assim, os turistas podem conhecer mais sobre a viticultura, além de degustar a fruta fresca ainda no parreiral.

“Meu pai teve a ideia de plantar a fruta, mesmo depois de várias pessoas dizerem que aqui no Mato Grosso não dava uva”, disse o agricultor José Emanuel da Silva Abreu.

Foram vários anos de processo, até conseguirem saber lidar com as videiras. Cada pé chega a produzir 12 kg da fruta ao ano.

“A gente foi aprendendo com o tempo, apanhamos muito. Então, nós fomos programando mês a mês, vendo qual era a época que dava mais problema, com passarinho ou clima, e aí a gente foi adaptando até conseguir chegar em uma época favorável para ela”, explicou o agricultor José da Silva Abreu.

A época mais propícia para a frutificação são os períodos de estiagem, devido à uva não gostar tanto de água.

“A uva, na verdade, não gosta muito de chuva, ela gosta mais do clima seco, quente ou frio. Úmido, ela contrai muitas doenças e muitos fungos, o que prejudica a planta”, complementou.

Por isso, a produção da uva no Mato Grosso é diferente também do cultivo no sul do país.

“No Sul, geralmente, por conta do clima mesmo, ela vai ter a carência e dormência dela. Então, certos produtos não são necessários. Já aqui, para fazer ela brotar, você precisa entrar com um produto para dar um choque nela, para ela poder produzir”, complementou.

O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), Marcos Vasconcelos, conta que a uva niágara, espécie cultivada na fazenda, é uma das mais consumidas e plantadas no território brasileiro e necessita de um manejo manual, já que não há muitas máquinas para trabalhar nessa área.

“A mão de obra tem que ser especializada. Então, a família se especializou nessa cultura, que eu acho que foi o grande progresso e avanço que eles deram nesse ponto”, contou.

Confira também: Veja Todas