Economia

Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2025, 15h48

REGIÃO CENTRAL

Empresários acionam prefeitura contra ambulantes em Cuiabá

Da Redação

 

Na manhã desta segunda-feira (24), a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) recebeu a secretária municipal de Fiscalização de Ordem Pública, Juliana Palhares. O objetivo foi discutir os impactos do comércio ambulante no Centro de Cuiabá. Um dossiê elaborado pela CDL, acompanhado de um ofício pedindo providência sobre o assunto foi protocolado junto a prefeitura na tarde de ontem (24). 

O presidente da CDL, Junior Macagnam, explica que o crescimento do comércio informal causa concorrência desleal, obstruiu calçadas e prejudica a experiência de compra dos consumidores. "Essa situação compromete a competitividade e a arrecadação municipal, afetando o desenvolvimento do comércio, que é a grande força econômica de Cuiabá ", afirmou, ressaltando a necessidade de ações que equilibrem a atuação dos lojistas e dos ambulantes

A secretária Juliana Palhares afirmou que a reunião foi uma oportunidade única para ouvir os anseios dos comerciantes. "Esse encontro nos permite dialogar sobre como o poder público pode colaborar para vencermos esses desafios juntos", destacou. 

O vice-presidente da CDL Cuiabá, Célio Fernandes, participou da reunião e avaliou com otimismo os encaminhamentos. "Saímos com um plano de ação para identificar todos os setores e órgãos públicos envolvidos para estabelecermos soluções de curto e médio prazo. Diante da complexidade da situação, é fundamental que o prefeito adote uma postura firme", afirmou.

O tenente-coronel Rui, da Polícia Militar, também esteve na reunião da CDL Cuiabá e manifestou que, uma vez definida a estratégia de ação, a corporação entrará em ação. “É importante que a estratégia a ser definida seja coordenada entre as autoridades e entre o poder público municipal, estadual e federal. A polícia está preparada para colaborar com as medidas necessárias", afirmou.

O superintendente da CDL Cuiabá, Marcelo Carrijo, observou que, além dos impactos sobre o comércio formal, o avanço dos ambulantes sobre as lojas no centro da cidade também impacta na mobilidade urbana. “É uma questão de ordenamento público, mesmo. Cuiabá precisa de um ambiente de negócios mais justo e sustentável”, ponderou.

Comentários (15)

  • Nanci |  26/02/2025 12:12:40

    Eu particularmente nem vou ao centro de Cuiabá mais. Por motivos dos ambulantes nas calçadas, não tem como andar... é por motivo de sons muito alto nas lojas... que até fica dificil conversar com alguém ao seu lado...

  • NILSON GOMES DA SILVA |  26/02/2025 09:09:31

    De fato os ambulantes inclusive os estrangeiros estão tomando conta das frentes das lojas calçadas e ofertando seus produtos algumas vezes idênticos aos lojistas pagadores de impostos. Solicito com

  • Santana Honda  |  25/02/2025 21:09:45

    Tenho certeza que o.Abilio terá sabedoria pra resolver essa questão, e encontrar um espaço para instalar os ambulantes e.regularizar aa situação dels , estão batalhando pela sobrevivência. Prefiro o centro cheio de ambulantes do que cheio de drogados praticando assaltos. Pensem nisso !!! Poderia der um de nós..

  • Oliveira |  25/02/2025 10:10:32

    Moro há 5 anos em Cuiabá, e fui apenas uma vez no centro! E me arrependo até hoje! Nem de carro gosto de passar por lá. Realmente, algo precisa ser feito!

  • Maria Luiza  |  25/02/2025 09:09:56

    Dentre as capitais q conheço infelizmente Cuiabá lidera o ranking das mais sujas, desorganizada....Andar pelo centro é caótico....disputamos calçada com ambulantes, uns grosseiros, outros só falta nos puxar pra comprar em suas bancas....cidade fétida...esgoto borbulhando em frente a alguns comércio " alimentício" ... insustentável....e os políticos, entra mandato e sai e cada vez ficando pior....

  • Ilda C.R.Faria |  25/02/2025 08:08:10

    Sim,é necessário colocar esses ambulantes na praça Ipiranga e Praca da Republica por ter espaço e não vão atrapalhar a passagem nas calçadas da 13 de Junho e Avenida Generoso Ponce .Estamos impossibilitados de andar nos dois lados dessas ruas e as vezes estamos andando no asfalto competindo acesso com carros ,ônibus e motos Já está na hora de direcionar esses ambulantes que ficam parados nas calçadas para lugares apropriados.

  • José Oliveira  |  25/02/2025 07:07:39

    Todos os fiscais da prefeitura levam dinheiro dos ambulantes para permitirem que a situação chegue nesse ponto....impossivel a situação chegar a esse ponto se tivesse fiscalização

  • Gizelma Lisboa Alves  |  24/02/2025 21:09:18

    O centro de Cuiabá é imundo, a noite da medo por ser cheio de lixo nas calçadas e escuridão. Uma capital com total abandono dia e noite. Todos querem se aproveitar tanto os ambulantes quanto empresários mais com descaso de suas mínimas obrigações. Durante o dia não é possível conseguir andar mais e a população evita frequentar por não ter dignidade para ir e vir. Uma capital feia e quente, nenhum ambiente favorável para quem mora ou passa por aqui. Ninguém tem planejamento para nada, não evoluímos nada porque nossos representantes políticos não estão realmente interessados em fazer um ambiente sustentável. Essa é a resposta SUSTENTABILIDADE URGENTE!

  • JOSÉ VICENTE DA SILVA SOBRINHO  |  24/02/2025 21:09:05

    Eu penso que a sociedade Cuiabana, deverá ter o bom senso de apoiar as ações necessárias do poder público, nessa ação que eu acredito ser muito importante! não apenas no sentido de resolver a concorrência desleal contra o comerciante regular, mas também para deixarmos para trás uma cultura "garimpeira", e que possamos pensar em uma capital mais civilizada e bonita. Acho vergonhoso e até perigoso essa situação. Transitar pelo centro de Cuiabá, disputando o passeio público com pessoas trabalhando nas calçadas irregularmente, se tornou desagradável e até perigoso! Pois não sabemos quem são essas pessoas.

  • Emilio da costa |  24/02/2025 20:08:24

    Os ambulantes que votaram no Abílio já vão colher os seus primeiros frutos.

  • Cuiabano  |  24/02/2025 20:08:17

    Centro de Cuiabá você não consegue estacionar um carro mas, calçadas e vagas de estacionamento cheio de ambulantes uma vergonha um lixão

  • Joana castilho  |  24/02/2025 19:07:50

    Realmente tá.dificil andar no centro de Cuiabá acho que teria que ter um lugar certo pra esses vendedores ficarem

  • Valdineia fontoura |  24/02/2025 19:07:50

    O comércio ilegal se alastra pelo estado todo, o total desreito para que gera emprego imposto e renda para o estado de Mato Grosso. Na rodovia palmiro paes de barros, deparamos com várias barracas clandestinas que se vende desde refrigerante,minhoca até roupas usadas, uma favela ambulante .Valdineia professora

  • Armandonoel |  24/02/2025 17:05:51

    Cuiabá é uma das pouquissimas capital do Brasil em que tudo o que não presta pousa aqui. O nosso centro da cidade mas parece uma feira livre do século XIX. A muito tempo não temos mais calçadas para transeuntes, o comercio informal engoliu o comercio formal que paga seus dignos impostos.Cada Prefeito que entra faz ações paliativas sem nenhuma consistencia, ou seja retira o pessoal hoje e eles volta amanhã e fica tudo por isso mesmo conforme os apadrinhamentos dos Vereadores que dão suporte aos ambulantes. A mais ou menos 35 anos atras ouve uma debandada que culminou com a criação do tal Shoping Popular que hoje pertence ao Misael Galvão seu proprietário majoritário e de lá para cá nada se resolveu. Acho isso um verdadeira descalabro e falta de respeito com a nossa capital que vive a décadas desgovernada por completo. Torço que esse novo Prefeito tome as medidas cabiveis e resolva de vez e para sempre esse canser nefasto desgraçado.

  • Luciano costa  |  03/03/2025 15:03:17

    Ou seja, não pode trabalhar mais por conta do choro dos empresários de loja ?

Confira também: Veja Todas