Economia

Domingo, 26 de Julho de 2020, 08h45

REABERTURA ECONÔMICA

Empresários comemoram ato Governo: "salva empresas e empregos"

Da Redação

 

As entidades representativas do setor comercial como Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Federação do Comércio (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá  e de Várzea Grandes (CDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat) e Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) emitiram uma nota, na tarde desta sexta-feira (24), em apoio ao decreto publicado pelo Governo do Estado autorizando a reabertura do comércio.

“Trata-se do primeiro passo, muito importante para a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos”. Entretanto, fazem uma alerta aos lojistas: “o momento é de reflexão para a melhor tomada de decisão. Quem abrir as portas precisa fazer isso com toda a segurança possível”, diz trecho da nota.

Por meio do decreto, o governo autorizou que todos estabelecimentos comerciais dos 141 municípios, que sejam considerados atividades não essenciais, possam ser reabertos com no máximo 70% da capacidade original para se evitar aglomerações que possibilitem a propagação da Covid-19.

Segundo as entidades, a atitude do Governo é um “voto de confiança” para com o setor que, em contrapartida, deve garantir o cumprimento das medidas, resguardando os trabalhadores e os clientes. 

A medida beneficia diretamente os empresários de bares, restaurantes, shoppings, academias, dentre outros, de Cuiabá e Várzea Grande que tiveram a quarentena estendida ontem por mais 14 dias, por decisão do juiz José Luiz Leite Lindote, que deu ao Estado a autonomia para decidir sobre o funcionamento do segmento comercial em todas as cidades.

“A pandemia não foi embora. Pelo contrário, ela vai permanecer entre nós durante um longo tempo – e precisamos aprender a conviver com isso, levando muito a sério todas as medidas preventivas. Caso contrário, certamente teremos novos fechamentos e ainda mais perdas econômicas, além de maior risco à vidas das pessoas”, diz outro trecho da nota.

Ao autorizar a reabertura, Mauro Mendes ratifica a declaração das entidades comerciais que os mato-grossenses já estão adaptados às novas medidas de combate a doença, sendo que os estabelecimentos terão que cumpri-las integralmente. "Os mato-grossenses aderiram aos novos costumes de proteção e higiene com uso de máscaras, álcool a 70% em gel e distanciamento mínimo entre as pessoas", fundamenta.

Em entrevista hoje, ao presidente da CDL-Cuiabá, Nelson Soares, diz que a prefeitura de Cuiabá perdeu R$ 1 milhão em arrecadação, em razão do fechamento das academias. Por outro lado, tem gasto R$ 4 milhões para manter a frota de ônibus 100% funcionando. Ou seja, um prejuízo para o município.

Por outro lado, as instituições comerciais ressaltam que a população se conscientize dos riscos impostos pelo coronavírus, evitando aglomerações e saindo de casa apenas para que o for realmente necessário. “O isolamento é fundamental para vencermos essa situação”.

Íntegra da nota:

Aos empresários de Mato Grosso,

O governo do Estado acaba de liberar o funcionamento do comércio mato-grossense, dentro de regras estritas para garantir a prevenção à disseminação do coronavírus. Trata-se de um primeiro passo muito importante para a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos.

Além disso, é também um voto de confiança na nossa capacidade de implantar e garantir o cumprimento das medidas, protegendo a saúde dos nossos trabalhadores e também dos clientes. A pandemia não foi embora. Pelo contrário, ela vai permanecer entre nós durante um longo tempo – e precisamos aprender a conviver com isso, levando muito a sério todas as medidas preventivas. Caso contrário, certamente teremos novos fechamentos e ainda mais perdas econômicas, além de maior risco à vidas das pessoas.

Portanto, o momento é de reflexão para a melhor tomada de decisão: quem abrir as portas, precisa fazer isso com toda a segurança possível. Nós, das entidades representativas – como a Fiemt, Fecomércio, CDL Cuiabá, CDL Várzea Grande, FCDL, Facmat, ACC Cuiabá – continuamos à disposição para apoiar com orientações, protocolos, materiais informativos e o que mais for necessário para que os empresários estejam plenamente cientes sobre o que devem fazer.

É fundamental também que a população em geral esteja cada vez mais consciente dos riscos, evitando aglomerações e saindo de casa apenas para que o for realmente necessário. 

Mais do que nunca, contamos com a colaboração de todos. E continuem contando com a nossa. Juntos, vamos atravessar esta crise.

Cuiabá, 24/07/2020

Gustavo de Oliveira

Fiemt - Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso 

José Wenceslau de Souza Junior

Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso

Nelson Soares Junior

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá

David Willian Corrêa Pintor

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande 

Ozair Nunes Bezerra

FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso

Jonas Alves de Souza

Facmat - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do estado de Mato Grosso

ACC - Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá

Comentários (18)

  • Cansado de puxa saco de Governador |  26/07/2020 20:08:38

    Empresário puxa saco neh !? Pois foi o próprio Estado que pediu ao Juiz pra fechar o comércio !

  • Covid no Biroliro |  26/07/2020 20:08:33

    Empresários querendo salvar seus CNPJ's às custas dos CPF's dos trabalhadores.... tenham dó.

  • Rafaela |  26/07/2020 20:08:14

    As pessoas precisam de higiene para não contaminar os outros. Não podemos esquecer que a fome pode matar mais que o vírus, eu mesmo quebrei, tive que dispensar os funcionários e entregar o imóvel alugado. Precisamos encarar o problema e não se esconder dele, pois se a pandemia durar um ano, como é que fica? No início da pandemia eu achava um absurdo a postura do presidente, mas agora entendi a preocupação dele com a economia. Agora tenho certeza que o Bolsonaro estava correto.

  • André |  26/07/2020 19:07:35

    Marcos Flavio, isso prova que você e muitos outros estão errados desde sempre. Larga de falar besteira e de acreditar em mentiras veiculadas em wapp, twitter e facebook...tenha pensamento critico, analitico e independente...desgarre do rebanho

  • pastor Hosgay |  26/07/2020 18:06:46

    Só falta agora os trabalhadores contaminarem de covid 19 e se forem espertos contaminem os patrões, caso contrário os idiotas morrerão primeiro...viva a cloroquina...viva Bolsonaro.

  • Amosil |  26/07/2020 17:05:31

    Veja bem . Quem autorizou a abertura total foi o Juiz e o Governador... DANE- SE A POPULAÇÃO MAU EDUCADA.

  • Marcela |  26/07/2020 17:05:05

    Meu dinheiro esses empresários não terão mais. Agora só compro via internet. Vai morrer muita gente ainda com essa abertura do comércio, lamentável. Quando o número estiver fora do controle aí vão fechar novamente, aí vai ser tarde demais.

  • Lucia Maryini |  26/07/2020 16:04:35

    Quero ver empresário recusando cliente que não cumpre norma de segurança! Serão responsáveis junto com as autoridades pelas novas mortes!

  • Jean Carlo Rossi |  26/07/2020 14:02:33

    Bando de idiotas, aí aumenta muito os casos e ai vai ficar mais tempo fechado. Ao invés de abrir algumas poucas horas por dias vai ficar direto fechado. Vc acha que os "empresários" da praça popular estão preocupados com a população, com os funcionários? Tão nem ai , sevem que quem lotou a praça popular , se aglomerou e não usou máscaras tem mais é que ir pra vala mesmo pra deixar de ser ignorante. A população escuta um imbecil como esse prefeito falar e age como se o vírus tivesse acabado. Sábado a noite já tinha muito carro andando na rua e domingo cedo um bando de imbecis fazendo caminhada sem máscara.

  • Diogo Nogueira |  26/07/2020 13:01:00

    Ainda teve um imbecil falando que o Bozo tá certo. Deve ser um acéfalo, um idiota lambedor de sal ou é mau caráter mesmo. Até o outro estúpido líder do Bozo que é o Trump assumiu que fez cagada, tá tomando tinta na campanha até máscara ta usando e dizendo que usar máscara é patriota. Um ruminante , quadrúpede vem falar um trem desse. É o típico bolsopetista tá afundando na merda e não dá o braço a torcer. Bom que deu um jeito ou de outro ele não ganha mais, ctza que muito gado ignorante vai pra vala. Preocupado muito que o Bozo tá com o gado dele. Se não tiver eleitor desse animal vivo ele vai perder a eleição. Que cara burro

  • empresario preocupado |  26/07/2020 11:11:04

    condenaçao a morte da populacao pelo virus, vou continuar fechado, vidas é mais importante que economia.

  • Marcos Flávio |  26/07/2020 10:10:51

    Isso prova que o presidente Bolsonaro estava certo desde o início.

  • Nego Preto |  26/07/2020 10:10:40

    Desde que a Covid 19 passou a matar mais pobres, os ricaços passaram a fazer pouco caso. Pensando em faturar e ficar cada vez mais ricos, os empresários pressionam as autoridades (na surdina) para abrir o comércio. Se algum deles ficar doente, terá toda a assistência. Quanto aos funcionários que pegam ônibus lotado, atendem ao público, ficam na linha de frente... só resta a sorte.

  • Hermes Santos |  26/07/2020 10:10:23

    Até dia 10/08 vamos ver as consequências dessa abertura a INCOMPETENTE dupla - Mauro Mala e Paletó.

  • Negrão  |  26/07/2020 10:10:20

    Só quem não participou da festa foi o trabalhador! Esse vai continuar usando Ônibus lotados, levando e trazendo vírus para os pais e familiares! Viva a vida em hipocrisia.

  • Indignado |  26/07/2020 09:09:41

    O pessoal que não morreu na primeira leva do Covid-19 vai morrer nesta.

  • Analista Político |  26/07/2020 09:09:16

    Daqui a 10 dias não tem mais UTI's daí o comércio fecha novamente. Eu quero é saber das UTI's Sr. Mané Paletó?

  • pedro jose |  26/07/2020 09:09:04

    SE POVO SE CUIDASSE NO ENTANTO VAI AUMENTAR MUITO MAIS MUITO NUMERO DE CASOS E MORTES PORQUE INFELIZMENTE O POVO ACHA QUE NAO EXISTE VIRUS ENTAO VAMOS VER O VAI DAR ISSO QUE NEM CHEGOU NA CURVA

Confira também: Veja Todas