Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014, 22h39
SITUAÇÃO CRÍTICA
Modelo fecha terceira loja em Mato Grosso
Da Redação
Ilustração
O Grupo Modelo de supermercados fechou mais uma loja, a terceira, desde que os problemas financeiros da empresa vieram à tona. Depois de encerrar as atividades no Hiper Santa Rosa, hoje ocupado pelo Extra, e do Atacado Modelo, na Avenida Beira Rio, foi a vez da loja localizada no Pantanal shopping, em Cuiabá, no último dia 9.
Apesar de afirmações da diretoria de que nenhuma outra loja seria fechada – além das duas primeiras - a decisão pôs fim ao maior investimento feito pela rede mato-grossense. Para abrir as portas dentro do shopping, em 2005, o grupo havia investido cerca de R$ 5 milhões no projeto pioneiro. Mesmo sem citar, havia uma dívida grande do Grupo com o shopping, inclusive com ações de despejo.
Oficialmente, os executivos do Grupo, que há um ano tiveram o pedido de recuperação judicial deferido (fevereiro do ano passado), contam que “foi firmado um com o Pantanal Shopping sobre a continuação da loja no empreendimento”. A medida, como explicam, faz parte das ações estipuladas no plano de recuperação judicial aprovado em Assembleia Geral de Credores em setembro do ano passado. “Dentro das diretrizes do plano de reestruturação, o Modelo avaliou o desempenho das filiais com menor índice de rentabilidade e uma delas era a loja do Pantanal Shopping. A empresa esclarece ainda que os funcionários dessa filial foram remanejados para outras lojas”.
Conforme a direção, a crise de liquidez que se instaurou no mercado financeiro a partir de 2008 - após o estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos - fez com que os bancos parceiros da empresa reduzissem a oferta de crédito, o que provocou alto endividamento e levou ao plano de recuperação.
Famílias de Cuiabá compram mais no crédito e quitam dívidas
Sábado, 05.07.2025 05h27
Aprosoja MT encerra semana da Rodada Técnica
Sábado, 05.07.2025 04h29
Energisa explica como vai funcionar em MT
Sábado, 05.07.2025 00h11
PC indicia atriz por desviar bens de dono do mais valioso terreno de Cuiabá
Sexta-Feira, 04.07.2025 20h50
TJ condena empresas por vender "loteamento do caos" em cidade de MT
Sexta-Feira, 04.07.2025 20h03