Sexta-Feira, 21 de Agosto de 2015, 17h17
TRANSPARÊNCIA
MT divulga lista de empresas beneficiadas com incentivos
Da Redação
O Governo de Mato Grosso, por meio do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) divulga os dados das empresas que recebem e que estão cortadas de programa de incentivos fiscais no Estado. As informações são da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) que é responsável pela atualização das informações.
A divulgação segue determinação do governador Pedro Taques, que desde o início do mandato frisou a importância dos cidadãos terem acesso às informações sobre incentivos fiscais concedidos às empresas.
Nas planilhas estão informados os nomes das empresas, localização do município e a quantidade de empregos diretos e indiretos gerados. Informações resguardadas por sigilo fiscal não serão divulgadas.
A secretária do GTCC, Adriana Vandoni, lembra que á primeira vez que o governo do estado divulga a relação das empresas beneficiadas. “A divulgação, ato inédito, possibilita que a população fiscalize e umpede que os incentivos fiscais seja usados em barganhas política e financeiras, como vinha sendo usado”.
Nas planilhas constam 829 empresas cadastradas no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) que tem como objetivo contribuir para a expansão e modernização das atividades econômicas. Elas estão classificadas em três categorias:
Fruição parcial - Quando a empresa está em fase de implantação do projeto, o benefício fiscal é concedido para compras de máquinas e equipamentos, por exemplo;
Fruição total - Quando a empresa já está em funcionamento e usufrui integralmente do benefício fiscal;
Suspensas - Ocorre a pedido da empresa ou por determinação do Conselho de Desenvolvimento Empresarial (Cedem). Muitas vezes a suspensão é feita para sanar problemas encontrados pela auditoria que a Sedec vem fazendo em todas as empresas enquadradas. (Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico).
Leandro Momente | 22/08/2015 07:07:26
As empresas beneficiadas deveriam ter um projeto social de aplicação aprovado em um dos Conselhos de Direitos para, de fato, valer este beneficio ...
José Antonio Sassioto | 21/08/2015 18:06:51
Para um melhor acompanhamento, seria conveniente a divulgação do nome da empresa e dos sócios.
Mendes crê em voos internacionais no Marechal Rondon este ano
Domingo, 20.07.2025 18h14
Justiça manda hospital de Cuiabá pagar dívida de produtos de limpeza
Domingo, 20.07.2025 16h25
Empresária que furtou loja de jogador é intimada por golpe da pirâmide em MT
Domingo, 20.07.2025 14h52
TJ mantém condenação de produtor em MT que deve R$ 300 milhões
Domingo, 20.07.2025 13h35
Em MT, 6 mil aposentados fazem acordo para receber descontos ilegais
Domingo, 20.07.2025 12h15