Sábado, 17 de Maio de 2025, 04h19
ENDIVIDAMENTO
MT ensina servidores controle financeiro
Da Redação
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo, abriu as inscrições para a capacitação em gestão de finanças pessoais para servidores públicos. Os interessados têm até 26 de maio para se inscreverem.
A qualificação vai ocorrer no formato híbrido, podendo o interessado participar de modo presencial ou online. Os participantes terão acesso a informações sobre ferramentas que auxiliam na organização financeira, sobretudo, para lidarem com o endividamento e refletirem acerca da necessidade de controle das finanças.
O secretário da Seplag-MT, Basílio Bezerra, alerta sobre a importância dessa iniciativa para o cuidado com a saúde financeira. “É fundamental que o servidor compreenda o seu perfil de consumo e investimento para evitar o endividamento e garantir o equilíbrio entre salário e despesas. Este curso foi desenvolvido como uma ferramenta para isso”, destaca.
Entre as abordagens estão previstas a apresentação do conceito de finanças pessoais e economia doméstica, hábitos de consumo, dicas para aprender a controlar as dívidas, além da sugestão de ferramentas para serem usadas no cotidiano. É o que explica o facilitador da capacitação e servidor público Anderson Vieira.
"O curso terá uma importância elevada para os servidores, pois trará técnicas, conhecimentos e ferramentas para o devido controle das finanças pessoais. Devido ao cenário de alto endividamento pessoal, os servidores poderão contar com esse instrumento de apoio, que irá despertar cada participante para a realização de uma autorreflexão sobre suas finanças", finaliza o facilitador.
Encontros
Serão proporcionados dois encontros com turmas diferentes, nos dias 27 e 29 deste mês. Cada um desses encontros terá duração de 4h, das 8h às 12h. A participação online será pelo Google Meet, enquanto a presencial se dará na Escola de Governo de MT, localizada no Complexo Seplag-MT.
A secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Kliemaschewsk, ressalta que diante das quantidades de ofertas de consumo é necessário se questionar se o produto ou serviço é de fato necessário e observar se as condições financeiras para adquirir são favoráveis. Ela fala ainda das inúmeras ofertas de empréstimos consignados, financiamentos e cartão de crédito.
“Vivemos hoje numa sociedade consumista, onde o mercado a cada segundo nos propicia inúmeros produtos e serviços novos, criando assim novas necessidades e novos hábitos de consumo. E nosso dever é analisar para não nos comprometer acima de nossas possibilidades, tendo responsabilidade com nossas finanças e mantendo nossa liquidez”, esclarece a secretária adjunta.
De acordo com ela, o esperado é que os participantes adquiram habilidades para que sejam capazes de reconhecer fatores que estimulam o consumo e o endividamento, também aprendam a controlar suas finanças e consigam enxergar alternativas para negociar dívidas, além de oportunidades para a realização de poupança e investimentos.
Inscrições
Para se inscrever, é necessário ter cadastro na plataforma de capacitações. Caso já possua, basta digitar o login e a senha. Do contrário, é preciso primeiro se cadastrar. Escolha a seguir a opção que melhor atende a sua disponibilidade.
Turma 01 – Online: Gestão das Finanças Pessoais para Servidores Públicos (Clique aqui)
Turma 01 – Presencial: Gestão das Finanças Pessoais para Servidores Públicos (Clique aqui)
Turma 02 – Online: Gestão das Finanças Pessoais para Servidores Públicos (Clique aqui)
Turma 02 – Presencial: Gestão das Finanças Pessoais para Servidores Públicos (Clique aqui)
FORAMAUROMENTES | 17/05/2025 10:10:40
É muita hipocrisia,os servidores estão tendo perdas de mais de 20% em seus salários,fora o poder de compra diminuÃdo,e o governo vem ensina los a não se endividarem ? Pague oque lhes é de direito e eles não precisarão se endividar.
Empresário expande negócio com apoio da Desenvolve MT
Sábado, 17.05.2025 10h35
Simpósio da Aprosoja focará em sustentabilidade e armazenagem
Sábado, 17.05.2025 09h44
MT intensifica protocolos para impedir entrada de gripe aviária
Sábado, 17.05.2025 09h22
Servidora de MT fatura até R$ 45 mil vendendo bebês reborn
Sábado, 17.05.2025 09h11
Prefeitura altera valores e paga até R$ 50 mil na Nota Cuiabana
Sábado, 17.05.2025 08h34