Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 16h56
EXPANSÃO DE MERCADO
MT receberá comitiva chinesa em novembrO
Da Redação
Uma delegação formada por empresários e representantes de instituições chinesas deve visitar Mato Grosso no mês de novembro. O grupo virá ao Estado com interesse em estreitar relações comerciais e conhecer de perto a produção de commodities como DDG (subproduto do etanol de milho), soja, milho, gergelim, algodão, feijão e outros produtos agropecuários já habilitados para exportação ao mercado chinês.
A visita é resultado direto das articulações realizadas por representantes do Governo de Mato Grosso na quinta-feira (15.05) com a Câmara de Importadores e Exportadores Chineses de Produtos Agrícolas, Agropecuários e Alimentos (CFNA), em Pequim.
A CFNA é considerada o equivalente chinês à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mas com uma diferença significativa: a entidade é vinculada ao Ministério do Comércio da China, o que lhe confere uma relevância institucional e estratégica ainda maior nas negociações comerciais com o país asiático.
Durante a reunião, foram discutidos temas prioritários para Mato Grosso. O principal deles foi a consolidação do comércio de gergelim, cuja exportação já se encontra em andamento com destino ao mercado chinês. Outro ponto de destaque foi o pedido formal de apoio da CFNA, presidida por Cao Derong, para a abertura do mercado chinês ao feijão brasileiro.
“Foi uma reunião importante para nós que queremos ampliar mercado e se estabelecer na China. A reunião teve objetivo de tratar pontos fundamentais como a consolidação do comércio de gergelim, a abertura do mercado de feijão e pedimos apoio da Câmara para trabalhar além do apoio institucional do governo chinês, mas também para transferência de tecnologia e capacitação técnica, com o objetivo de aprimorar a produção do grão em conformidade com as exigências do mercado chinês”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Também entrou na pauta da reunião a possibilidade de exportação de milho pipoca mato-grossense, ampliando a diversificação da pauta exportadora do Estado.
Outro avanço importante foi a articulação para que Cuiabá sedie, em abril de 2026, uma edição especial do Brasil Superfood Summit, evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Alimentos (Ibrafe). Tradicionalmente realizado em Brasília, o summit reúne especialistas, pesquisadores, empresas e representantes do setor de alimentos para debater inovação, sustentabilidade e o futuro da alimentação, com foco em superalimentos e proteínas vegetais.
A possibilidade de trazer o evento para a capital mato-grossense reforça o protagonismo do estado no cenário agroalimentar global e a aposta em segmentos de alto valor agregado.
Cuiabá volta registrar aumento no preço da cesta básica em maio
Sábado, 17.05.2025 04h29
MT ensina servidores controle financeiro
Sábado, 17.05.2025 04h19
Justiça manda advogada devolver R$ 250 mil a associação rural em MT
Sexta-Feira, 16.05.2025 21h25
Beto Louco do PCC usou fundo para controlar empresa em fraude milionária em MT
Sexta-Feira, 16.05.2025 19h30
Posto de combustíveis perde direito de usar marca após rescisão contratual
Sexta-Feira, 16.05.2025 18h11