Economia

Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 16h20

MEDIDORES

Operação flagra "gatos de energia" em mansões, pousadas e marina no Manso

Desvios elétricos geram prejuízos de R$ 20 milhões ao Estado

Da Redação

 

A Delegacia de Chapada dos Guimarães, junto com a concessionária Energisa e a Politec, iniciou nesta quarta-feira (27.03) uma operação de combate ao furto de energia em empreendimentos localizados na região do Lago de Manso. Foram fiscalizados empreendimentos turísticos localizados na MT-351 (estrada de Manso) e em uma das marinas do lago.

A fiscalização conjunta detectou cinco medidores de energia com adulterações em empreendimentos da região, sendo constatadas as fraudes. A perícia técnica do Estado acompanhou as diligências nos locais fiscalizados.

O delegado de Chapada dos Guimarães, Eugênio Rudy Jr., explica que a apuração iniciou a partir dos registros feitos pela concessionária de energia, que denunciou diversas irregularidades constatadas durante leitura do consumo de energia em medidores instalados nos empreendimentos da região do Manso. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até quatro anos de prisão e multa referente a toda energia consumida e não faturada.

Já a adulteração do medidor constitui crime de estelionato. De acordo com a concessionária Energisa Mato Grosso, a energia furtada em 2023 daria para abastecer o município de Juara, com uma população de 34,9 mil habitantes, por 17 meses.

O montante de 68 GWH gerou um prejuízo de R$ 20 milhões em impostos ao estado. As ações para combater o furto de energia, conhecidos como ‘gatos’, foram realizadas pela Energisa com a parceria das forças de segurança de Mato Grosso.

O gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima, explica que a concessionária tem monitorado e realiza fiscalizações no estado para regularizar os casos de desvios e reforça que as ligações clandestinas impactam na qualidade do sistema.

furto lago manso

furto energia manso.jpeg

furto energia manso

Comentários (4)

  • Palpiteiro  |  29/03/2024 06:06:56

    Pois é, aí eu chamo o Lula de ladrão pra esconder o meu roubo,a tática é essa,toma vergonha seu bolsonarista, o povo não é Besta não, ó........ ..

  • Mala sem alça  |  27/03/2024 19:07:56

    Aqui no meu bairro tem um, escancarado e, já foi denunciado, até com fotos e, a Energisa tá nem aí. Com certeza alguém tá pagando por esse roubo.

  • emilio da costa |  27/03/2024 18:06:10

    O "Cidadão de Bem" é um negócio curioso. Pregam a moralidade, mas são os primeiros a se render ao "jeitinho" pra resolver as coisas.

  • ITA  |  27/03/2024 16:04:00

    O tipo de cidadão que gosta dessa mamata é o que mais critica a corrupção dos políticos

Confira também: Veja Todas