Economia

Segunda-Feira, 12 de Maio de 2025, 08h48

ALENCASTRO

Praça recebe 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar

Da Redação

 

A Praça Alencastro, no coração de Cuiabá, será palco da 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária, nesta segunda-feira (12), das 15h às 20h. A ação, realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat), visa valorizar os pequenos produtores rurais, incentivar a economia local e promover o consumo de alimentos saudáveis.

Mais de 40 produtores estarão reunidos no evento, oferecendo ao público uma variedade de produtos frescos e artesanais, como frutas, legumes, hortaliças, pães, doces, queijos, mel, artesanato, entre outros itens cultivados e fabricados por agricultores familiares de Cuiabá e região.

A Feira da Agricultura Familiar também é uma oportunidade para os consumidores se conectarem diretamente com quem produz os alimentos, fortalecendo o vínculo entre o campo e a cidade, além de estimular a permanência do produtor na atividade.

“O pequeno produtor precisa reverter o seu produto em renda. Se ele não consegue, não obtém sustento para a família. A realização de eventos como este viabiliza a comercialização direta, sem atravessadores, o que possibilita um ganho melhor”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Fellipe Corrêa.

A realização da feira atende à solicitação de produtores rurais, artesãos e representantes da gastronomia local. Na ocasião, será feito o incentivo aos que ainda não são certificados a buscarem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte de Mato Grosso (SIAPP/MT) — voltado para pequenas agroindústrias — para que futuramente também possam participar do evento.

“Estamos na quinta edição, e todas têm sido um sucesso. Vamos ampliando cada vez mais a participação de produtores da região, como os de Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Acorizal e outras localidades vizinhas que compõem o Vale do Rio Cuiabá. Eles estão se inscrevendo na Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho para participar conosco”, relatou o coordenador técnico de Agricultura e Abastecimento da Smat, Luís Alberto Rodrigues Leite.

Para dar continuidade ao atendimento e ampliar o alcance, a Smat realizará a feira duas vezes na Praça Alencastro e na Praça da República, totalizando duas edições mensais.

Comentários (1)

  • guaraná ralado |  12/05/2025 10:10:20

    OS ALTOS PREÇOS AFASTAM OS CUIBANOS DESSA FEIRA IGUAL TA ACONTECENDO NA FEIRA DO PORTO.

Confira também: Veja Todas