Terça-Feira, 30 de Abril de 2019, 16h05
Produção de hortaliças auxilia instituições de atendimento a idosos e crianças
Da Redação
Produção de hortas cultivadas por reeducandos em unidades prisionais do estado está beneficiando instituições filantrópicas no estado que atendem crianças e idosos. Em Cuiabá, as hortaliças produzidas no Centro de Custódia da Capital (CCC) melhorara a alimentação que é servida na unidade prisional e ainda contribuem para o reforço em entidades filantrópicas, como o Abrigo dos Idosos e a Associação de Apoio às Crianças com Câncer.
O projeto ‘Ressocializando com Solidariedade’ funciona há cerca de um ano na unidade prisional e tem quatro frentes de trabalho, entre elas a horta.
Produção do ano passado beneficiou outras instituições de Cuiabá, a exemplo das creches Nasla Joaquim Aschar, Vó Cristina, Tertuliana Maria de Arruda Souza e o Cemei Marilia Inês Pedrolho Salomão
O diretor do CCC, Ewerton Santana, explica que o projeto foi criado para oferecer trabalho aos presos, possibilitando ocupação produtiva e remição da pena, como prevê a Lei de Execução Penal, que determina que a cada três dias de trabalho, um é descontado na pena recebida. Além disso, assegura uma alimentação mais saudável dentro da unidade prisional. “As doações representam também uma oportunidade de demonstrar carinho a idosos e crianças”.
Os servidores públicos doaram adubos, sementes e mudas para fazer o plantio da horta. “Tem dado resultado, pois conseguimos sensibilizar os servidores a fazer as doações. Com isso, todos ganham”, explicou o diretor, acrescentando que além da doação das hortaliças, os reeducandos também reformaram cadeiras de descanso do Abrigo dos Idosos.
Rondonópolis
A produção da horta do projeto ‘Semeando futuro’ da penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, chega ao prato de famílias em situação de vulnerabilidade social e idosos assistidos pelo Lar Paul Harris, e à Apae, ambos no município. Outra parte da produção é revendida aos servidores e também para a empresa que fornece alimentação à penitenciária.
O Mesa Brasil do Sesc recebe doações de hortaliças para o banco de alimentos. O programa é uma rede nacional contra a fome e o desperdício e contribui para reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.
No projeto da penitenciária, os reeducandos cultivam hortaliças e tubérculos em uma área no perímetro interno da unidade. “Parte da produção é doada para intuições que necessitam de um incremento na alimentação. Dessa forma, o trabalho dos reeducandos contribui com a sociedade de alguma forma", explica o diretor da unidade, Ailton Ferreira.
Fazendas à venda por bilhões: MT tem propriedades mais caras do País
Domingo, 27.07.2025 20h15
Conselho anula multas ambientais e inocenta “gigante do agro” em MT
Domingo, 27.07.2025 18h40
Cuiabanos têm novo alívio no bolso com queda
Domingo, 27.07.2025 11h45
Construtora de casas de luxo entra em recuperação extrajudicial em Cuiabá
Domingo, 27.07.2025 11h30
Empresário ressalta importância de gasoduto para MT
Domingo, 27.07.2025 11h07