Economia

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 16h50

Seminário do Agronegócio será em 22 e 23 de maio

Da Redação

 

Será realizado na próxima semana, nos dias 22 e 23 de maio, o “Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio”, na sede do Cenarium Rural, em Cuiabá. O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), e conta com apoio da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT).
 
O seminário reunirá produtores rurais, magistrados e especialistas para debater os desafios e oportunidades do agronegócio, com foco em questões jurídicas, econômicas e ambientais. A iniciativa visa fortalecer relações institucionais e discutir o impacto das decisões judiciais no setor agropecuário, além de seu papel no desenvolvimento do Brasil.
 
Um dos grandes destaques será a participação do cientista Rattan Lal, vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação 2020 e colaborador do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Natural da Índia e naturalizado americano, Lal é professor da Universidade Estadual de Ohio e diretor do CFAES Rattan Lal Center for Carbon Management.
 
Reconhecido mundialmente por suas contribuições à ciência do solo e sustentabilidade agrícola, ele também recebeu prêmios como o Prêmio Japão (2019) e o Prêmio Gulbenkian para a Humanidade (2024). Em 2023, foi classificado como o cientista n. 1 do mundo em ciências vegetais e agronomia. Rattan Lal fará a palestra de abertura, às 20h do dia 22, intitulada “Transformando a Agricultura Brasileira em um modelo de inovação verde”.
 
No dia 23, estão previstas outras oito palestras. Às 8h, será abordado o tema “Globalização e Disputas Comerciais Internacionais no Agronegócio”, pelo ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Márcio Vidal, será o presidente da mesa.
 
Às 9h, o ministro Luis Felipe Salomão (STJ) proferirá a palestra “Tecnologia e Compliance no Agronegócio: desafios legais e oportunidades”. O desembargador Lídio Modesto da Silva Filho, responsável pelo eixo “Tecnologia Digital” da Esmagis-MT, será o presidente dessa mesa.
 
Às 10h30, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abordará o tema “Mudanças Climáticas e Responsabilidade Ambiental: o papel do Direito”. O presidente da Mesa será o desembargador Rodrigo Curvo, responsável pelo eixo “Meio Ambiente” da Esmagis.
 
No final da manhã, às 11h30, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ) proferirá a palestra “Carbono e Regulação Jurídica: o impacto das Políticas de Crédito de Carbono no Agronegócio”. Atuará como presidente da Mesa o desembargador Wesley Lacerda.
Às 14h, o ministro Marco Buzzi (STJ) irá falar sobre “Recuperação Judicial e Sustentabilidade no Agronegócio: desafios e perspectivas”. A vice-diretora da Esmagis-MT, desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, será a presidente da mesa.
 
Já às 15h, o ministro Luiz Alberto Gurgel de Faria (STJ) abordará o “Cooperativismo no Agronegócio: aspectos jurídicos e impactos econômicos”. Presidindo a mesa estará a desembargadora Marilsen Addario.
 
Às 16h30, “Governança Corporativa e os Desafios da (in)segurança jurídica no Agronegócio Brasileiro” será o tema abordado pelo ministro José Afrânio Vilela (STJ). A desembargadora Maria Erotides Kneip será a presidente da mesa.
 
Às 17h30, o encerramento do evento será marcado pela palestra do professor e cientista social Marcos Troyjo, que abordará o painel “A Nova Globalização: Riscos e Oportunidades para o Agro Brasileiro”.
 
Clique aqui e confira os cartazes informativos.
 
O evento também conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e Escola Superior de Advocacia do Brasil (ESA-MT).
 
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
Confira também: Veja Todas