Economia

Sábado, 26 de Novembro de 2022, 21h20

TESTÍCULOS

TJ mantém proibição de remédios que "broxam" bombados em Cuiabá

Farmácia alegou que remédios são prescritos por médicos

LEONARDO HEITOR

Da Redação

 

A Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou um recurso proposto por uma farmácia de manipulação e manteve proibida a comercialização de medicamentos que podem causar infertilidade e diminuição dos testículos. A decisão se deu após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicar uma resolução restringindo a venda dos produtos.

O recurso foi proposto pela Farmácia Nossa Senhora de Fátima Ltda contra uma decisão da Quarta Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, em um mandado de segurança. A empresa tentava reverter a proibição de comercialização de medicamentos conhecidos como Selective Androgen Receptor Modulators (Sarms), utilizados por halterofilistas, body builders, e frequentadores em geral de academias de musculação.

Entre os compostos, conhecidos em português como “Modulador Seletivo de Receptores Androgênicos” estão o Femmatropin, GW501516, Cardarine, LGD-4033, Ligandrol, MK-2866, Ostarine, Ibutamoren, MK-677, Laxosterone, Fematrope, 5-Alfa-Hidroxi-Laxogenina, Enobosarm, Testolone e RAD-140. A manipulação e comercialização destas substâncias já foram proibidas pela Anvisa, que aponta riscos em seu consumo.

Os medicamentos são utilizados com a promessa de ganho de massa muscular, queima de gordura, diminuição de fadiga, entre outros. Conforme a Anvisa, entre as consequências negativas dos compostos, estão o aumento do coração, falência de fígado e rins, infertilidade, e até a diminuição dos testículos.

A farmácia de manipulação alega que não é aplicável a avaliação de eficácia e segurança para produtos manipulados, pois a Anvisa realiza a avaliação apenas de medicamentos prontos. A empresa alega que manipula os medicamentos conforme prescrição médica, apontando assim que a proibição seria válida.

Os desembargadores negaram o pedido. “A Anvisa publicou medida restritiva a produtos que contenham o Modulador Seletivo de Receptores Androgênicos uma vez que os efeitos desses produtos são desconhecidos no corpo humano a longo prazo. Ademais, não pode o Poder Judiciário expedir salvo conduto para proibir genericamente a Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso do exercício de seu dever de fiscalização, sob pena de criar obstáculos ao desempenho de sua atuação”, diz o acórdão.

Comentários (4)

  • Mister Coroa |  27/11/2022 11:11:18

    Na minha época a gente construía músculo comendo arroz, feijão, carne, ovos, mandioca, batata doce e frutas. Até o instrumento crescia e as veias dele ficavam tão saltadas que dava até pra ver o sangue passando.

  • Pinto |  27/11/2022 09:09:52

    Mas quem disse que bombados gostam da fruta? Kkkkkkkk........a fruta que eles gostam, da em pencas.kkkkkk

  • Jucinéia Almeida - tijucal |  27/11/2022 00:12:35

    Não tá tendo mais como acessar esse site pelo celular pq abre umas propagandas que fode com tudo não tendo como abrir os links das matérias nem comentar nada. Uma pena pois era um site interessante e de bom gosto.

  • Claudinho do Costa Verde  |  26/11/2022 22:10:11

    Vote eu nunca ia querer meus coco pequeno. Sai fora

Confira também: Veja Todas