Domingo, 18 de Maio de 2025, 14h26
BEM DA GENTE
Turma de empreendedores recebe capital
Da Redação
Mais quinze empreendedores dos bairros Silvanópolis e Paraisópolis receberam Capital Semente, um incentivo fundamental para começar a empreender. Depois de mais de dois meses de curso de empreendedorismo, chegou a tão sonhada formatura.
Laranjas e maçãs Descrição gerada automaticamente com confiança baixa“Eu agradeço o Bem da Gente, porque como mudou a minha vida, mudou a vida de cada um dos meus colegas. O projeto veio como um suporte não somente financeiro, mas como social que vai nos ajudar a alavancar nossos negócios. Toda ajuda é bem-vinda, mas nunca houve nada parecido aqui no bairro como esse projeto social”, contornou Carlos Augusto da Silva Santana, aluno e empreendedor.
Desde junho de 2024, o Bem da Gente vem sendo desenvolvido em dois bairros, e uma das frentes desse projeto é fomentar o empreendedorismo com a criação e reforço de negócios próprios.
O Capital Semente foi uma conquista que veio após um processo de seleção realizado durante uma formação. Essa modalidade de investimento é voltada para empresas ainda em fase de desenvolvimento, por isso o nome.
Essa é a segunda turma formada pelo Bem da Gente nos bairros Silvanópolis e Paraisópolis. A primeira também comtemplou quinze empresários. Nessa nova etapa, os trinta empreendedores começaram a receber apoio e mentoria para o desenvolvimento de seus negócios.
Por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a consultoria buscou uma organização social de referência no país, o Centro Integrado de Estudo e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), que é especializado na criação de programas de fomento social e econômico com premiações nacionais e internacionais.
A iniciativa é realizada pela Energisa, que tem apoiado o programa municipal de regularização fundiária, prorrogado pela prefeitura.
“Não adianta importar uma solução econômica para as famílias que não fazem sentido à rotina delas. O projeto busca entender quais projetos de apoio financeiro podem ser mais significativos dentro da realidade e dos anseios das famílias e da comunidade que eles pertencem. Levar energia de qualidade, a cada canto dessa potência chamada Mato Grosso, é o nosso objetivo. Além disso, desenvolver e apoiar a sociedade onde estamos, é o nosso propósito”, destacou Marcelo Vinhaes, diretor presidente da Energisa Mato Grosso.
Uma imagem contendo comida, em pé, laranja, homem Descrição gerada automaticamente
A Rosa Natalia é venezuelana e durante o projeto começou a realizar o sonho de empreender no Brasil sem deixar a tradição de seu povo. Hoje ela vende um prato típico do país de origem na feira no bairro Vitória: arepa venezuelana.
“Eu entrei no curso somente com uma ideia, o Bem da Gente foi o início, o apoio que eu estava precisando para aprender e empreender. Eu saia correndo do trabalho para vir pra cá pra participar de todas as aulas. Vou usar o capital semente para trazer os ingredientes da Venezuela”, explicou.
Durante a cerimônia de formatura e entrega do capital semente Rosa fez um discurso para seus colegas lembrando que tem muito mais por vir.
“Olhando para trás, sinto orgulho de quanto vocês cresceram, não apenas em conhecimento, mas como pessoas inteiras, prontas para enfrentar quaisquer desafios que o futuro possa trazer. Hoje, enquanto você se prepara para dar o próximo passo em sua jornada, quero lembrá-lo de que o aprendizado não termina aqui. A vida é uma professora constante, e cada experiência é uma lição. Mantenha sua curiosidade viva, persiga suas paixões com determinação e cometa erros, pois é através deles que muitas vezes encontram nosso maior aprendizado” afirmou a empreendedora.
TJ mantém posse de fazenda a compradora enganada por "viúvo fake" em MT
Segunda-Feira, 19.05.2025 11h15
Prefeituras recebem kits para guias de turismo
Segunda-Feira, 19.05.2025 10h09
Ministério investiga caso de gripe aviária em fazenda de MT
Segunda-Feira, 19.05.2025 09h39
"Escândalo do INSS" faz aposentado descobrir golpe bancário em MT
Segunda-Feira, 19.05.2025 09h39
Drones que reduzem necessidade de coleta de solo em comunidades
Segunda-Feira, 19.05.2025 09h18