Terça-Feira, 05 de Novembro de 2024, 09h45
Visita ao Porto de Qingdao: Aprosoja MT fortalece laços comerciais com a China
Da Redação
A delegação da Aprosoja MT esteve, nesta terça-feira (5), no Porto de Qingdao, um dos mais movimentados e tecnologicamente avançados do mundo. Localizado na província de Shandong, na China, o porto é conhecido por sua eficiência operacional, com o uso de sistemas automatizados como guindastes automáticos de cais (AQC), veículos autoguiados (AGV) e pórticos automáticos sobre trilhos (ARMG).
Com um calado de 20 metros, o Porto de Qingdao é capaz de operar os maiores navios de carga do mundo, o que o torna um ponto estratégico para o comércio internacional. Durante a visita, os representantes de Mato Grosso conheceram de perto as instalações e discutiram a possibilidade de ampliar as exportações do estado para o mercado chinês.
“O Porto de Qingdao é um exemplo de eficiência e inovação, e é fundamental que conheçamos essa infraestrutura para estreitar nossa relação com a China. O objetivo é que nossos produtores de Mato Grosso possam, no futuro, exportar diretamente para aqui, aumentando as oportunidades de negócios para a agricultura do estado”, afirmou Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja MT.
A visita também incluiu uma parada em um armazém de gergelim, para entender melhor o processo, funcionamento e capacidade de importação do grão na China, onde o foco principal da delegação foi estreitar a parceria comercial com o maior mercado asiático. A abertura de novos canais de exportação é uma importante visão para os próximos anos, de acordo com o vice-presidente Sul da entidade, Fernando Ferri.
“Essa visita faz parte de um esforço contínuo para expandirmos nossa presença no mercado asiático. A relação com os portos e a infraestrutura de logística da China é fundamental para garantir que os produtores de Mato Grosso tenham acesso a novas oportunidades de exportação. Viemos ainda conhecer as instalações onde em um futuro breve deverá chegar o nosso gergelim que é mais uma porta de comércio onde o produtor terá mais uma opção como fonte de renda de segunda safra”, destacou Ferri.
Após a visita ao Porto de Qingdao, a delegação segue para Xangai, onde participará da Feira Internacional de Importação da China, com o objetivo de continuar a construção de um relacionamento estratégico com o país.
Turismo de MT ganha vitrine internacional com promoção de atrativos
Sábado, 02.08.2025 16h16
MT lidera saldo da balança comercial brasileira no 1º semestre de 2025
Sábado, 02.08.2025 10h09
Posto que vendeu álcool a preço abusivo em MT tera´que pagar R$ 245 mil
Sábado, 02.08.2025 09h25
Seaf abre licitação para serviço de transferência de embriões bovinos
Sábado, 02.08.2025 08h58
Justiça bloqueia contas e veículos de associação por dívida com o Estado
Sábado, 02.08.2025 08h10