Domingo, 27 de Abril de 2025, 14h39
RELEITURA
Prefeito prestigia sarau e declama poesia
Da Redação
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou na noite de sexta-feira (25) do VI Sarau Prosa, Poesia e Justiça, realizado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), em Cuiabá. O evento homenageou os 140 anos de nascimento de Dom Aquino Corrêa, celebrando sua contribuição para a arte, a literatura e a cultura, além de enaltecer o aniversário de 306 anos da capital mato-grossense, comemorado em 8 de abril.
Voltado para magistrados, juízes, advogados, amigos da Esmagis e convidados, o sarau contou com apresentações de poemas do homenageado. Entre os participantes, o prefeito Abilio Brunini surpreendeu ao apresentar uma versão atualizada do poema lírico “As Lavras do Sutil”, utilizando palavras mais simples para aproximar a obra do público contemporâneo.
Antes da apresentação, Abilio pediu licença para propor essa releitura, ressaltando que a intenção era manter viva a essência da obra, mas adaptá-la aos dias atuais. A inovação foi bem recebida, gerando aplausos, sorrisos e comentários positivos entre os presentes.
Em seguida, o prefeito declamou a versão original do poema, destacando a maestria de Dom Aquino Corrêa na escrita. “Ele o fez melhor”, afirmou Abilio, reconhecendo o talento do autor. “Homenagear Dom Aquino Corrêa é preservar a nossa memória e história. Cuiabá tem uma dívida de gratidão a ele, que ajudou a construir a narrativa da nossa cidade. Fico feliz de ter participado deste momento tão importante. Sei que minha declamação não esteve no mesmo nível dos demais, mas deixei minha singela contribuição e agradeço pela oportunidade”, declarou o prefeito.
Entre as personalidades que se apresentaram esteve Maria Ligya de Borges Garcia, considerada a “manaura mais cuiabana do Brasil”, que, aos 94 anos — “beirando 95”, como ela mesma brincou —, emocionou o público ao recitar o poema “Madrugadas Cuiabanas”.
“Que honra estar aqui para esta homenagem. Deus me deu o privilégio de conviver com Dom Aquino e agora mais esta alegria”, afirmou.
Diversos poemas de Dom Aquino Corrêa também foram apresentados, como “Alavanca de Ouro”, “Os Sinos”, “Poesia Genetlíaca”, “Cidade Verde” e “Terra Natal”, interpretados por Amini Haddad, Ester Belém Nunes, Sebastião Carvalho, Breno Miranda e Antônio Horácio da Silva Neto, todos ligados à área jurídica.
A programação também contou com a irreverência e a performance da poetisa Luciene Carvalho, que apresentou obras autorais. A Banda Musical do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso abrilhantou o evento com apresentações musicais.
Francisco de Aquino Corrêa, conhecido como Dom Aquino Corrêa, foi sacerdote, arcebispo de Cuiabá, poeta, orador sacro e político. Nascido em 2 de abril de 1885, em Cuiabá (MT), faleceu em 22 de março de 1956, em São Paulo (SP).
O evento foi coordenado pela vice-diretora-geral da Esmagis, desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, e seguiu o propósito das edições anteriores: promover a integração cultural e artística entre magistrados e magistradas mato-grossenses, incentivando a literatura, música, poesia e artes plásticas, além de divulgar obras literárias de autores ligados à instituição.
APOLINARIO GENTIL USKNOV | 28/04/2025 08:08:05
Lá atrás daquela cx d' agua tem um pé de cajá, toda vez vez que vejo a cara desse prefeito, dá vontade de **fecá! BLOGUEIRIM DE PÉSSIMA QUALIDADE.
Jose Nantes | 28/04/2025 07:07:55
frustrido(a) mesmo nem o nome coloca, não tem coragem, não tem culhão!
Jacinto Gozzo | 28/04/2025 06:06:55
Pura demasia!
Velho do Rastelo | 27/04/2025 19:07:18
Também tive a oportunidade de declamar uns versinhos em honra ao nobre alcaide cuiabano, Shrek de Pijama para os Ãntimos: "Atirei o limão n'água, de pesado foi ao fundo, os peixinhos então gritaram: 'Que prefeito mais vagabundo!'"
Cuiabá debate mudanças na Lei do Solo
Sábado, 19.07.2025 16h35
Onze aprovados assume na DP de MT
Sábado, 19.07.2025 14h26
Governador de SP cancela reunião em MT
Sexta-Feira, 18.07.2025 14h34
Servidora do TJ-MT morre aos 69 anos
Sexta-Feira, 18.07.2025 14h07
AL homenageia profissionais em MT
Sexta-Feira, 18.07.2025 13h29