Esporte

Segunda-Feira, 25 de Abril de 2016, 17h01

Estudandes praticam goalball nos Jogos Escolares de Paranatinga

Da Redação

Disseminar o paradesporto no Estado. Esse é o objetivo do Governo de Mato Grosso, que realiza uma série de vivências em modalidades paralímpicas nos Jogos Escolares da Juventude. Em Paranatinga, onde ocorre a segunda etapa da competição, adolescentes não deficientes tiveram a experiência de ser um paratleta de goalball.

O goalball é uma modalidade praticada por deficientes visuais. O jogo ocorre em quadra poliesportiva (com as devidas medidas) e cada time é formado por três jogadores. As equipes ficam posicionadas debaixo dos gols, em cada extremidade da quadra. O objetivo do jogo e arremessar a bola contra o campo adversário para fazer o gol.

E foi isso que muitos estudantes fizeram, só que de olhos vendados. Eles sentiram uma dificuldade imensa para jogar, mas também se divertiram com a dinâmica. Os demais adolescentes que acompanhavam a partida também davam risadas dos colegas que tentavam fazer as defesas orientados apenas com o barulho do guizo dentro da bola.

A experiência foi aprovada pelos alunos da equipe de handebol da Escola Estadual Irigaray Filho, da cidade de Alto Taquari. Eles disseram que depois de vivência vão passar a valorizar mais as pessoas com deficiência. “Com certeza esse tipo de experiência serve para quebrar preconceitos e provar que o deficiente pode sim fazer um esporte e com qualidade”, destaca o jogador Aleksander Fernandes.

O garoto disse que, quando voltar ao seu município, vai incentivar o seu primo, portador de Síndrome de Down, a praticar um esporte. “Agora eu sei que se eu posso ele também pode. Depois de uma experiência dessas você muda de conceito”, afirma Fernandes.

O coordenador da Superintendência de Políticas Esportivas da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc/Sael-MT), Luiz Benedito, ressaltou o interesse dos professores e alunos em participar do processo.

Ele disse que os alunos estavam muito dispostos na dinâmica e que prestaram atenção o tempo todo na explicação do técnico de goalball sobre as regras do jogo. “Tenho certeza que muitos desses meninos e meninas vão levar essa vivência para o município. Alguns, que tem na família pessoas com deficiência, me disseram que vão incentivá-los a praticar esportes. E esse é o nosso objetivo principal: disseminar o paradesporto em todo estado de Mato Grosso”, afirmou Luiz Benedito.

Vivências

As vivências em modalidades paralímpicas vão ocorrer nas dez etapas dos Jogos Escolares em Mato Grosso. A de goalball, em Paranatinga, ocorreu neste domingo (24). Na semana passada as vivências ocorreram em Nova Xavantina (futebol de 5, para deficientes visuais) e em São Félix do Araguaia (judô).

As próximas cidades a receber o projeto são: Cáceres, Aripuanã, Sinop, São José do Rio Claro, Paranatinga (categoria B), Campos de Júlio e Colíder. Os professores interessados em participar dos cursos precisam preencher o formulário do curso de capacitação em esportes paralímpicos, que se encontra anexo a essa matéria, e enviar o documento para e-mail rafaelsimoes@seduc2.mt.gov.br.

As vivências fazem parte do projeto “Esportes Sem Limites”, que tem como proposta incentivar o paradesporto em Mato Grosso. O trabalho é desenvolvido pela Superintendência de Políticas Esportivas Especiais da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer.

 

Confira também: Veja Todas