Esporte

Quinta-Feira, 08 de Setembro de 2016, 16h29

Estudantes se preparam para fase nacional da competição

Da Redação

Atletas/estudantes de Mato Grosso intensificam os treinos para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que começa no próximo dia 20 de setembro em João Pessoa (PB). O Estado enviará uma delegação com 180 representantes, entre atletas, dirigentes e técnicos.  

Os técnicos estão realizando uma preparação forte, já que o nível técnico da competição na Paraíba será alto. O professor Marcos Vieira, do município de Sorriso, treina a equipe de atletismo. Ele disse que os estudantes têm ótimas chances de trazer medalhas para o Estado. “A safra de atletas está muito boa e temos condições de trazer medalhas em várias modalidades do atletismo”, reforçou.

Já o professor Américo Toshiharu prepara os estudantes Enzo Matsubara (11) e Rebeca Karoline (11) para competirem no tênis de mesa. Ele explica que Enzo e Karoline treinam quatro vezes por semana, com duração de três horas. O treino é dividido em duas partes. Na primeira os alunos fazem a preparação física, que envolve corridas e alongamentos. Já a segunda parte trabalha a questão técnica dos mesatenistas.

Toshiharu também destacou que, para além da disputa, os Jogos Escolares são fundamentais para desenvolver o bom caráter dos estudantes. “E falando profissionalmente, todos que hoje compõem a seleção brasileira de tênis de mesa já passaram pelos jogos. Então, se trata de uma competição primordial para formar grandes atletas”, enfatizou.

Disputam os jogos em João Pessoa estudantes da categoria B (de 12 a 14 anos). A competição será entre os dias 20 a 29 deste mês nas modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes.

Além das competições, os jovens atletas tem a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos. O programa educativo e cultural abrange diversas atividades com o objetivo de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

 

Confira também: Veja Todas