Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025, 19h21
1ª EDIÇÃO
VG sedia campeonato de bocha paralímpica
Da Redação
O vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), participou, na manhã desta sexta-feira, 23, no ginásio poliesportivo do Fiotão, da abertura do primeiro campeonato de Bocha Paralímpica realizado em Mato Grosso.
O Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica 2025, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio de Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), está reunindo 14 equipes, 82 atletas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Várzea Grande está na competição com sete atletas.
Considerado regional, o campeonato tem alcance nacional pela relevância no calendário paraolímpico, pela promoção da inclusão social por meio do esporte e também faz parte da etapa classificatória para o Brasileiro.
Discursando na abertura do evento, Tião da Zaeli destacou a importância da realização do campeonato em Várzea Grande que é centro de referência do esporte paraolímpico em Mato Grosso. Ele recordou as ações na área de inclusão realizadas em sua gestão. “Em 2012, fizemos a maior olimpíada de inclusão em Várzea Grande, com várias modalidades de competição e que entrou para a história da cidade. Foi também em nossa gestão a criação do Centro Municipal de Inclusão ‘João Muleta’” revelou.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Santana, parabenizou os participantes do campeonato e as equipes de outros estados citando as dificuldades enfrentadas por todos para poder participar do evento. “Contem com o Município, contem com a Secretaria, pois sempre estaremos à disposição para eventos dessa importância” destacou.
A assessora de Políticas Públicas para a Inclusão, Priscila Lima, reforçou que o esporte é uma ferramenta de inclusão, que promove o crescimento pessoal, o crescimento social e também das famílias, porque gera uma rede de apoio para toda a sociedade.
O presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), Erinaldo Pit Chagas ressaltou que a realização do o Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica, em Várzea Grande, é um marco significativo para o paradesporto. “Temos hoje a oportunidade de deixar um legado para o esporte paraolímpico de Várzea Grande e em um futuro muito próximo, a Bocha Paralímpica vai estar muito mais desenvolvida nesta região” afirmou.
Para a realização do Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer escalou 170 servidores municipais, mobilizados na organização e logística do evento, reforçando o protagonismo de Várzea Grande como Centro De Referência do Paradesporto no estado de Mato Grosso.
Final do campeonato ocorre neste sábado em Cuiabá
Sábado, 24.05.2025 08h54
Alimentos arrecadados em corrida são entregues a instituições
Sábado, 24.05.2025 08h30
VGRUN 2025 será realizada neste domingo em Várzea Grande
Sexta-Feira, 23.05.2025 18h26
Prefeitura disponibiliza linha de ônibus especial
Sexta-Feira, 23.05.2025 17h47
Parceria entre Secel e Semob garante linha especial
Sexta-Feira, 23.05.2025 17h24