Mundo

Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 14h00

DOMICILIAR

"A Justiça é cega, mas não é tola", diz Moraes em decisão

Ministro do STF impõe tornozeleira e proibição de visitas a Bolsonaro

G1

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes voltou a dizer que "a Justiça é cega, mas não é tola", ao decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira (4).

Veja trechos da decisão de Moraes:

"Conforme tenho afirmado reiteradamente, a Justiça é cega, mas não é tola."

"A Justiça não permitirá que um réu a faça de tola, achando que ficará impune por ter poder político e econômico."

"A Justiça é igual para todos. O réu que descumpre deliberadamente as medidas cautelares pela segunda vez - deve sofrer as consequências legais."

Prisão domiciliar

Moraes justificou que Bolsonaro descumpriu as medidas cautelares impostas a ele, por ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos.

Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.

“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes. Para o ministro, a atuação do ex-presidente, mesmo sem o uso direto de seus perfis, burlou de forma deliberada a restrição imposta anteriormente.

Com isso, Moraes determinou que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial. A decisão inclui:

uso de tornozeleira eletrônica;

proibição de visitas, salvo por familiares próximos e advogados;

recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.

Comentários (4)

  • ainda bem que nasci em 70 |  05/08/2025 21:09:40

    Agora parasse que o Excebozissimo acertou a diferença entre "mas " e "mais" .

  • Carlos Nunes |  05/08/2025 16:04:12

    Pois é, e às vezes a Justiça É MORTAL, que até vira In(Justiça). CLERISTON DA CUNHA, pai de família da raça negra, com mulher e duas filhas. Laudo médico indicou que precisava ser liberado pra tratamento médico urgente, sob risco de morte. Tio XANDÃO não liberou...como doença não espera liberação aparecer, CLEZÃO MORREU. Haviam tentando até um Habeas Corpus pra liberar o CLEZÃO, mas um ministro não concedeu o HC, e justificou: o Regimento Interno do Supremo proíbe que um ministro derrube a decisão de outro. Só podia liberar, quem o prendeu, ou seja, só tio XANDÃO. O Brasil é um país estranho, onde Regimento Interno manda mais do que a própria Constituição. E o Direito Constitucional à Saúde do CLEZÃO? E os Direitos Humanos? Essa morte do CLEZÃO é o maior atentado à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não se faz isso nem com animais. O CLERISTON DA CUNHA é o nosso SERGEI LEONIDOVICH MAGNITSKY tupiniquim, que também foi injustiçado. Sua viúva e filhas exigem Justiça. Esse foi o GÓPI, que não houve, que só teve 1 morto...o CLEZÃO. Como estará o professor JAIME JUNKES, preso pelo dia 8, que estava com CÂNCER DE PRÓSTATA EM ESTÃGIO AVANÇADO? Tá vivo ou morto? Devia ir pra um Hospital do Câncer, entretanto a Imprensa dizia que foi encaminhado pra um presídio. Falta Humanidade. Aí, aparece tio TRUMP dizendo que não respeitam mais os Direitos Humanos no Brasil. Afinal tio TRUMP tá certo ou tá errado?

  • JOAO DA SILVA |  05/08/2025 15:03:25

    E TAO CEGA QUE SOLTARAM DA CADEIA UM REU POR 3 INSTACIAS E TODOS OS CORRUPTOS DA LAVA JATO BRASIL

  • Carlos Nunes |  05/08/2025 14:02:53

    Pois é, não entendo bulhufas isso. Afinal de contas Bolsonaro é acusado DE QUÊ? Alguém sabe? Não me diga que é por causa do GÓPI que não houve. Bolsonaro, antes de terminar o mandato, saiu do Brasil, foi pros Estados Unidos. Antes de sair teria nomeado Chefes Militares indicados pelo Governo do tio Lula. Segundo consta, Bolsonaro saiu do Brasil antes de terminar o mandato, porque recusou passar faixa presidencial pro cara condenado em 3 Instâncias, salvo porque, depois de anos da Lava Jato, disque descobriram que havia erro no CEP. Por que não descobriram quando o Processo começou? No dia 8 de janeiro, Bolsonaro deve ter comandado os manifestantes por Telepatia. Deve ser o maior Telepata do Brasil. Só tem um detalhe: em todas as manifestações que Bolsonaro participou, prevaleceu a ordem... não houve o mínimo de atrito. Em compensação, imagens do dia 8 de janeiro, que circularam pelo YouTube, mostraram que, antes mesmo dos manifestantes entrarem nos Órgãos, já havia dentro deles, pessoas uniformizadas quebrando tudo. Quem eram elas? Por que essas imagens foram retiradas do YouTube? No Brasil é incrível como imagens que poderiam elucidar os fatos, ou sumiram ou foram apagadas ou ficaram super sigilosas. Advogados reclamaram pra burro que não tiveram acesso às Imagens, pra ver o que o cliente fez ou não fez. CADÊ AS IMAGENS? Que tal chamar o FBI, a CIA, pra descobrir o mistério das imagens? Dá carta branca pra eles, que eles fuçam e descobrem tudo. Nessa estória toda só interessa uma coisa: A Verdade, nada mais do que A Verdade.

Confira também: Veja Todas