Mundo

Domingo, 16 de Março de 2025, 18h00

FLOPADOS

Ato com Bolsonaro teve 18,3 mil pessoas, diz levantamento

Dados foram analisados por pesquisadores da USP

G1

 

No ápice, o ato em Copacabana, convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e que pediu a anistia para os presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro, na manhã deste domingo, teve 18,3 mil pessoas, segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

A estimativa da equipe do Monitor do Debate Político no Meio Digital refere-se ao público presente ao ato às 12h, foi produzida com fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.

A manifestação interditou o trecho da Avenida Atlântica entre as ruas Barão de Ipanema e Xavier da Silveira. O protesto aconteceu uma semana antes de o Supremo Tribunal Federal julgar denúncia da Procuradoria-Geral da República que pode tornar Bolsonaro réu.

Na manifestação de 7 de setembro de 2022, também na Praia de Copacabana, estiveram presentes 64,6 mil pessoas, segundo estimativa do Monitor do Debate Político.

Como o cálculo foi feito

Foram tiradas 66 fotos da Praia de Copacabana em quatro horário diferentes: 10h, 10h40, 11h30 e 12h. Dessas, 6 fotos foram tiradas às 12h, momento de pico da manifestação. As imagens cobriam toda a extensão da manifestação, sem sobreposição. Para o cálculo, foi utilizado o método Point to Point Network (P2PNet), que identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma imagem.

O método tem precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo. Na contagem de público, o erro percentual absoluto médio é de 12% para mais ou para menos para imagens aéreas com mais de 500 pessoas.

ato-anistia

ato-anistia

Comentários (2)

  • Dimas Lima  |  16/03/2025 20:08:31

    A PM calculou em cerca de 400 mil... diferença tá muito grande... é óbvio que tinha mais de 18 mil....

  • Carlos Nunes |  16/03/2025 19:07:00

    Pois é, esse Ato, a essa altura, já tá circulando pelo mundo inteiro. Tio VACA da OEA já viu. Tio TRUMP & tio MUSK também. Todos os líderes mundiais já viram. Tio MALAFAIA descreveu os erros cometidos, Bolsonaro provou que há uma perseguição política braba. Há muito Ativismo Político do Supremo, que deveria ser 100% IMPARCIAL. Tia YAKUI, líder do povo tupinambá, afirmou: temos um Supremo Egocêntrico e PARCIAL. Até essa indígena idosa sabe disso. No Ato, a parte mais trágica foi aparecer a viúva e as filhas do CLERISTON DA CUNHA, o CLEZÃO, que morreu porque tio XANDÃO não o liberou pra tratamento médico quando mais precisava. Foi o maior atentado contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não liberar uma pessoa pra tratamento médico É DESUMANO pra burro. Esse crime não pode ficar Impune. O cadáver do CLEZÃO exige Justiça.

Confira também: Veja Todas