Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2024, 13h00
DESMORALIZADO
Bolsonaro amarga derrotas nas eleições e sai enfraquecido na direita
Ex-presidente viu aliados perderem em sete cidades
O GLOBO
Após ter demonstrado força no primeiro turno, elegendo dois prefeitos e emplacando vários candidatos no segundo turno, o ex-presidente Jair Bolsonaro amargou reveses neste domingo nas capitais onde se empenhou pessoalmente pela eleição de seus favoritos: Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Belém (PA) e João Pessoa (PB). O ex-presidente também saiu derrotado em Niterói (RJ), com a reeleição de Rodrigo Neves (PDT) na disputa com o deputado federal Carlos Jordy (PL), integrante da tropa de choque bolsonarista na Câmara.
Em BH e Belém, o centro saiu vitorioso nas urnas com as eleições de Fuad Noman (PSD) e Igor Normando (MDB). Normando foi apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB) e pelos ministros Jader Filho (Cidades) e Celso Sabino (Turismo).
Já na capital cearense, palco de um dos mais acirrados embates entre PT e PL, Bolsonaro foi confrontado com a vitória do deputado estadual Evandro Leitão, candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que gravou participação no horário eleitoral do petista.
Um dos principais nomes da administração bolsonarista, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) obteve apenas 36% dos votos na disputa de segundo turno pela prefeitura de João Pessoa, sendo derrotado pelo atual prefeito, Cícero Lucena (PP), que obtinha 64% dos votos válidos até a publicação deste texto.
Em Manaus, outro candidato do PL apoiado por Bolsonaro, Capitão Alberto Neto, foi derrotado, com 45,41% dos votos válidos. Na capital do Amazonas, o prefeito David Almeida (Avante) foi reeleito com 54,59% dos votos em uma campanha em que chamou o adversário de “radical” e “extremista”.
Em Goiânia, cenário de um dos principais ringues da direita, Bolsonaro viu o seu candidato, Fred Rodrigues (PL) ser derrotado pelo ex-deputado federal Sandro Mabel (MDB), apoiado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que tenta se cacifar para disputar a presidência da República em 2026.
A derrota em Goiânia já era tinha sido prevista pelas pesquisas de opinião e era esperada também por interlocutores de Bolsonaro ouvidos reservadamente pela equipe da coluna, já que os dados internos também apontavam o mesmo prognóstico.
Por isso, aliados do ex-presidente tentaram convencê-lo a nao ir para Goiânia acompanhar a votação, para não se associado à derrota, conforme informou o colunista Lauro Jardim.
Na capital de Goiás, Fred chegou ao local de votação acompanhado de Bolsonaro e do deputado federal Gustavo Gayer, alvo na última sexta-feira (25) de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal que investiga desvio de verba parlamentar da Câmara dos Deputados.
O próprio Fred se meteu em outra polêmica na véspera do segundo turno, com a revelação de que mentiu ao se dizer formado em Direito. Além de se declarar bacharel na área no plano de governo submetido à Justiça Eleitoral, ele também informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter ensino superior completo.
O PL de Bolsonaro, por outro lado, ganhou duas capitais neste segundo turno. Em Aracaju, a vereadora Emilia Correa derrotou Luiz Roberto (PDT) em uma campanha em que tentou evitar uma vinculação direta com o ex-presidente.
Já em Cuiabá, o deputado federal Abílio Brunini (PL) venceu o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) no segundo turno da disputa pela prefeitura de Cuiabá, capital do Mato Grosso.
Jadir | 28/10/2024 19:07:52
O que esperam de um ex presidente inelegÃvel que em novembro pode perder o sono, só continuam apoiando os gados que levaram lavagem cerebral para continuar idolatrando essa criatura que nd fez para o Brasil
bobo folhamax | 28/10/2024 19:07:11
kkk
Marcos Justos | 28/10/2024 18:06:39
FolhaMax, Rei do Fake News. Kkkkkk Será que algum Trouxa acredita nessa Materia? Será que não pesquisam? Será que não tem acesso a informação?
Carlos Nunes | 28/10/2024 14:02:45
Pois é, se Bolsonaro disque saiu mal...tio Lula saiu pior: só conseguiu ganhar a Prefeitura de Fortaleza, nas outras Capitais perdeu. Aqui em Cuiabá, dos 27 Vereadores, não elegeu sequer um. Ainda o Cartaz dele no exterior afundou...até a Venezuela tá dizendo que o tombo foi Fake...nem aconteceu. Tio MADURO tá de mal porque não conseguiu entrar pro BRICS. Ficar de mal com tio MADURO não é coisa boa...a vingança dele pode ser terrÃvel.
JOAO DA SILVA | 28/10/2024 14:02:29
ENFRAQUECIDO DE ONDE O ACORDA A CORRETE DA DIREITA SO ESTA CRESCENDO POR TODO O PAIS PARA COM ESSES FAKES ISSO FEIO E DESVALORIZADOR PARA UM MEIO DE COMUNICAÇAO
Galdêncio | 28/10/2024 13:01:19
Kk?kkkkkk que bloguesinho sem futuro essa folhaMarx. Fez previsões furadas em VG e Cuiabá nas pesquisas compradas e mentirosas.
Lula irá a reunião com presidentes no Chile contra extremismo
Domingo, 20.07.2025 00h00
Governo Trump vai destruir alimentos que seriam para ajuda externa
Sábado, 19.07.2025 23h00
FMI elogia Pix em relatório anual após críticas do governo americano
Sábado, 19.07.2025 22h00
Condenação de Bolsonaro pode mudar o rumo da direita no Brasil, diz analista
Sábado, 19.07.2025 21h00
Compra de dólares no anúncio do tarifaço de Trump mostra "complô"
Sábado, 19.07.2025 20h00