Mundo

Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025, 13h00

ENTENDA

Brasil aciona os EUA na OMC contra tarifaço de Trump

CORREIO24 HORAS

 

O governo federal brasileiro deu entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC) com um "pedido de consulta" contra os Estados Unidos, em reação ao tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump, às exportações brasileiras, medida que entra em vigor nesta quarta-feira (6). A informação é do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Na segunda-feira (4), o Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex) havia autorizado o MRE a acionar o mecanismo de solução de controvérsias da OMC sobre as medidas tarifárias impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros

No mesmo dia, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, já havia adiantado a aprovação da consulta pelo órgão. "O presidente Lula agora vai decidir quando fazê-lo e como fazê-lo", acrescentou.

A entrada na OMC, contudo, tende a ter caráter simbólico, uma vez que o órgão de apelação da OMC está inativo pela falta de indicação do membro norte-americano.

Comentários (3)

  • JOAO DA SILVA |  07/08/2025 17:05:18

    ESSE AI SO FAZ ATRAPALHADA E REI DA MENTIRA DA CORRUPÇAO PERSONA NAO GRATA

  • Fabio |  07/08/2025 15:03:24

    Trump deve estar com medinho porque vcs acionaram o OMC. Que taxa o Brasil em 200%. Quero ver esses petistas sifu.......

  • alexandre |  07/08/2025 13:01:19

    Bravateiro acionou OMC que esta parada ?ele acionou a Venezuela, que taxou em 77% ?

Confira também: Veja Todas