Mundo

Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 10h00

AMOR PELO MITO

Deputado quer impeachment de Moraes por tornozeleira em Bolsonaro

Ele alega abuso de autoridade pelo ministro do Supremo

METRÓPOLES

 

O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL-MG) apresentou ao Senado um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. No documento, Caporezzo alega que o magistrado teria cometido “sucessivas e reiteradas condutas” que violariam direitos fundamentais e o dever de imparcialidade previsto na Constituição.

Segundo o parlamentar, o ministro teria instaurado “procedimentos inquisitórios, inclusive de ofício, sem provocação do Ministério Público”, em afronta ao princípio acusatório.

O texto cita prisões preventivas decretadas supostamente sem demonstração de requisitos legais e censura prévia a veículos de comunicação e redes sociais. Para o autor, essas decisões violariam o “art. 220, §2º, da Constituição, que veda expressamente a censura de natureza política, ideológica e artística”.

O pedido também menciona medidas como bloqueio de contas bancárias e quebras de sigilo, classificadas como “medidas coercitivas desproporcionais”. Na argumentação, Caporezzo afirma que as ações de Moraes teriam gerado “repercussões internacionais negativas” e tensionado a relação com outros países.

De acordo com o documento, o ministro estaria conduzindo investigações de forma “incompatível com a honra, dignidade e decoro” exigidos pelo cargo. O texto afirma ainda que a atuação “transforma o Poder Judiciário, em especial a Corte Suprema, em órgão de repressão política direcionado exclusivamente contra opositores ideológicos”. 

Para Caporezzo, a permanência do ministro no STF representa “risco real à estabilidade institucional, à paz social e ao equilíbrio entre os Poderes da República”. Os deputados estaduais Gilberto Cattani (PL-MG), Bruno Engler (PL-MG), Cabo Bebeto (PL-AL) e Leandro de Jesus (PL-BA) subscrevem o documento.

Comentários (7)

  • Rrpm |  21/07/2025 23:11:07

    Está certo meu amigo Cristiano Caporezzo, ex Vereador por Uberlãndia. Direita Raiz, vejo os desdentados da esquerda escreverem o expurgo da própria alma desmerecendo a atitude do nobre Parlamentar, os líderes da pífia esquerda podem acionar o STF em qualquer tempo pra se fartarem de seus tráficos de influências e por outro lado, a Direita não podem nada. "Todes" esquerdistas são anencéfalos, só pode.

  • Galileu |  21/07/2025 13:01:17

    Isso vale para qualquer brasileiro que de forma injusta é perseguido pelo Xandão. Espero que sete Site não precise das ações desse deputado para ser livre de fato.

  • James Silva |  21/07/2025 13:01:16

    É gado bolsonarista. Essa gente tentou golpe de estado. A cadeia veio e por isso estão por aí mugindo. muuuuuuuuu

  • muito louco |  21/07/2025 11:11:51

    Tem que avisar esse deputado que está apaixonado pelo mito, que ele pode solicitar ao Xandão que deseja fazer companhia ao mito no presidio que o genocida, corrupto, ladrão de joias, terrorista, vai cumprir pena kkkk.

  • Nilson Ribeiro  |  21/07/2025 11:11:51

    QUANTAS IDIOTICES. LEIA O ORDENAMENTO JURÃDICO. SE NÃO FOR CAPAZ, PEÇA PARA QUE ALGUÉM FAÇA ISSO PARA OS SENHORES. O QUE AS PESSOAS NÃO FAZEM PARA TENTAR ANGARIAR VOTOS.

  • marcelo iskerao |  21/07/2025 11:11:23

    É cada gado abitolado que aparece. kkkkk

  • Fodete Roitman |  21/07/2025 10:10:33

    olha meu amor, eu queria ser alvo de paixões e admiradores assim, mas creio que tamanha bajulação não seria de bom tom para uma mulher da minha classe. Alias, não há nada mais blasé que "puxadores de saco" como voces costumam dizer aqui no brasil que por sinal é um apelido de pessimo gosto. Eu fico admirada de ver como aqui nesse país esse povo idolatra politicos. Que coisa mais nojenta e piegas meu amor! Jamais irão ver isso que ocorre aqui em paises nordicos como finlandia, noruega e suecia! Lamento por voces

Confira também: Veja Todas