Domingo, 20 de Julho de 2025, 04h00
PROVOCAÇÕES
Eduardo intensificou condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro
Em despacho, Alexandre Moraes lista postagens do deputado federal
FOLHA DE S. PAULO
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes afirmou que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) "intensificou as condutas ilícitas" depois da ação que terminou com seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, com a liberdade restrita e monitorado por tornozeleira eletrônica.
Jair Bolsonaro foi alvo de operação de busca e apreensão na sexta-feira (18), autorizada por Moraes. Além de usar tornozeleira, ele não poderá sair de casa das 19h às 7h nem se aproximar de embaixadas, entre outras restrições. Durante a ação, a Polícia Federal encontrou US$ 14 mil na casa do ex-presidente.
"Após a adoção de medidas investigativas de busca e apreensão domiciliar e pessoal, bem como e imposição de medidas cautelares em face de Jair Messias Bolsonaro, o investigado Eduardo Nantes Bolsonaro intensificou as condutas ilícitas objeto desta investigações, por meio de diversas postagens e ataques ao Supremo Tribunal Federal nas redes sociais", escreveu o ministro em despacho deste sábado (19).
Moraes lista, em seguida, uma publicação de Eduardo Bolsonaro no X (antigo Twitter), outra no Facebook e uma entrevista concedida pelo deputado licenciado ao canal de notícias CNN Brasil. Em uma das postagens, Eduardo chama Moraes de "ditador" e "gangster de toga".
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos, onde tenta jogar a opinião pública e o governo do país contra as autoridades brasileiras que investigam seu pai, Jair Bolsonaro. O inquérito no qual Moraes se manifestou investiga a conduta de Eduardo no país.
As medidas contra o ex-presidente da República foram neste inquérito, assim como o despacho deste sábado. O principal processo contra Bolsonaro, porém, é um que já está na reta final. O político é acusado de liderar uma trama golpista que culminou nos ataques às sedes dos Poderes em 8 de janeiro de 2023. Ele e vários de seus aliados podem ser condenados à prisão.
Depois da operação contra Bolsonaro, ainda na sexta-feira, o governo dos Estados Unidos anunciou que Moraes e outros sete ministros do STF não poderão entrar no país. O presidente americano, Donald Trump, é o principal líder internacional do movimento de direita do qual o clã Bolsonaro faz parte.
Antes, Trump já havia dado declarações em apoio ao ex-presidente brasileiro. O movimento mais contundente foi até agora quando Trump anunciou tarifas de 50% a produtos brasileiros vendidos para o mercado americano. O presidente dos EUA ligou a medida ao julgamento de Bolsonaro, classificando o processo como uma caça às bruxas.
O movimento de Trump relacionado às tarifas fez o governo Lula adotar um tom de defesa da soberania nacional que deixou o bolsonarismo acuado nas últimas semanas.
O discurso, associado à defesa de um sistema de impostos mais progressivo, é apontado como um dos fatores responsáveis pelos indícios de reação que a popularidade do presidente brasileiro deu nas últimas pesquisas de opinião.
O ex-presidente afirma que as ações judiciais às quais responde têm motivações políticas. A intenção, segundo ele, seria tirá-lo da eleição presidencial de 2026. "O Lula, sem mim [na disputa], ganha a eleição de qualquer um", disse Bolsonaro em entrevista à agência de notícias Reuters na sexta-feira.
FAZ O L ! | 20/07/2025 12:12:09
A única revolução que realmente funcionou no mundo foi a Revolucione Bolivariana, chegou a hora de todos os brasileiros se unir e decretar a prisão do TRUMP por crimes contra nossa SOBERANIA e nossas instituições democráticas de direito! Vamos pra guerra! A revolução não pode parar!
Carlos Nunes | 20/07/2025 10:10:52
Pois é, será que existe uma distância enorme entre a Justiça americana e a Justiça brasileira? Tudo indica que sim. Senão vejamos: 1) tio Eduardo, como Deputado Federal, exercendo seu Direito Constitucional de Liberdade de Opinião e Expressão, fez denúncias nos Estados Unidos. O Departamento de Estado e o Departamento de Justiça analisaram a denúncia e concluÃram que havia fundamento... daÃ, agora as Sanções. Se não houvesse fundamento, os Estados Unidos nem teria aceito a denúncia, após a análise. Pela posição do tio XANDÃO parece que tio EDUARDO táva proibido de fazer a denúncia. NÃO PODIA? Que absurdo é esse? Dizer o que os cidadãos e cidadãs brasileiros podem ou não podem fazer. Isso é caracterÃstica de Regimes Socialistas/Comunistas, neles não há Liberdade de Opinião e Expressão
Carlos Nunes | 20/07/2025 06:06:09
Pois é, no Youtube tem o novo vÃdeo de um dos maiores Juristas do Brasil, IVES GANDRA MARTINS, 90 anos, onde ele aborda aquele famoso livro A ARTE DA GUERRA. O ilustre professor, que ajudou a elaborar a Constituição de 88, diz que é suicÃdio querer bater de frente com a maior Nação do mundo, os Estados Unidos. Tio Lula errou feio. Começou a fazer discursos antiamericanos no BRICS e conspirar contra O DÓLAR. Pra que isso? Pra que medir forças com os americanos? Saiu a matéria: Chanceler da Rússia diz que ideia de criar moeda para peitar o dólar foi de Lula. Mexer com o dinheiro dos americanos é declarar Guerra aos Estados Unidos inteiro. Resumo dessa Ópera tupiniquim: tio Lula enfureceu tio TRUMP que passou a tarifa de 10% pra 50%. Isso vai prejudicar o paÃs inteiro. Bolsonaro não tem nada a ver com isso. Colocaram tornozeleira eletrônica nele, porque ousou dizer: liberem meu passaporte, deixe eu ir pros Estados Unidos, que eu negocio com o Presidente TRUMP e resolvo esse problema da tarifa. Se ele vai e resolve isso, o cartaz dele vai lá pra cima. Vira herói nacional. MITO.
Jovem ajudou pai de santo a planejar mortes de bebê e mãe
Sábado, 26.07.2025 17h00
Condenado a 19 anos, médico abusou em unidades de saúde
Sábado, 26.07.2025 16h00
Buraco causou morte de grávida e bebê, diz laudo
Sábado, 26.07.2025 15h00
Erro médico quase causa aborto de bebê vivo em grávida
Sábado, 26.07.2025 14h00
Justiça rejeita ação de mulher trans contra prefeita
Sábado, 26.07.2025 13h00