Segunda-Feira, 15 de Abril de 2024, 08h00
ATAQUE DO IRÃ
Embaixador de Israel afirma que espera 'condenação' do Brasil
Ele se disse "desapontado" com posição do Itamaraty
G1
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse neste domingo (14) que espera uma condenação do governo brasileiro ao ataque feito pelo Irã contra o país. Em entrevista à GloboNews, ele também se disse "desapontado" com a posição do Palácio do Itamaraty sobre a situação.
No sábado (13), o governo brasileiro emitiu uma nota sobre o conflito e disse que acompanha os fatos "com grave preocupação", e "apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada".
"Não é a primeira vez que Irã está envolvido em ações contra Israel. Primeira vez que está fazendo isso de uma maneira direta, do território dela para o território israelense", disse.
"Então, a expectativa é pelo menos ouvir qualquer condenação para esta coisa, em que aumentou o nível do envolvimento do Irã neste conflito que Israel está envolvido aqui no Oriente Médio. Infelizmente, não ouvimos nenhuma condenação nesta mensagem do Itamaraty. Isso é uma coisa [que nos deixa] um pouco desapontado, a palavra do Itamaraty", continuou.
Manifestação brasileira
Na nota enviada após o ataque iraniano, o Itamaraty afirma que "desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã".
O texto também orienta os brasileiros que evitem viagens não essenciais à região, em particular a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.
Neste domingo, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que "encontra-se preparada e pronta para atender a quaisquer demandas de resgate de brasileiros nas áreas de conflito".
Ataque do Irã
No sábado (13), Israel foi alvo de um ataque inédito do Irã. Mais de 300 artefatos, incluindo drones e mísseis, foram lançados contra o país.
As Forças de Defesa de Israel afirmaram que conseguiram interceptar 99% dos artefatos lançados. Entretanto, a mídia iraniana disse que mísseis conseguiram furar a proteção israelense.
A agressão iraniana é uma resposta ao bombardeio de Israel à embaixada do país na Síria -- entenda a cronologia do caso.
Militares do Irã ameaçaram uma ofensiva ainda maior se Israel contra-atacar. O governo iraniano também disse que pode atingir bases dos Estados Unidos caso Washington apoie uma retaliação israelense.
Antonov | 15/04/2024 17:05:50
Que judeus e muçulmanos se explodam, são iguais e se merecem. Esses imbevis, principalmente crentes ficam aà com bandeirinha de Israel, querendo parecer que são judeus, vão ver o tratamento que esse povo da pra cristão, cospem, agridem e zombam de Jesus. E não se esqueçam que foi essa gente que matou Jesus. Judeu é uma raça amaldiçoada.
Radar flagra Ferrari a mais de 200 km/h no interior de SP
Segunda-Feira, 28.07.2025 11h00
Juiz com suspeita de embriaguez atropela e mata ciclista enquanto dirigia com mulher nua no colo
Segunda-Feira, 28.07.2025 10h00
Anvisa suspende venda de remédio de R$ 20 milhões após mortes nos EUA
Segunda-Feira, 28.07.2025 09h00
Homem mata a própria mãe enforcada após contrair dívidas em apostas
Segunda-Feira, 28.07.2025 08h00
Usuários do Gov.br serão avisados para ampliar segurança das contas
Segunda-Feira, 28.07.2025 04h00