Mundo

Segunda-Feira, 22 de Julho de 2024, 22h00

BARBÁRIE

Ex-policial invade asilo e mata a própria mãe e outras 5 pessoas

Trata-se de um dos piores massacres registrados na Croácia

EXTRA

 

Pelo menos seis pessoas morreram e três ficaram feridas nesta segunda-feira durante um massacre em um lar de idosos, em Daruvar, uma cidade da Croácia. O suposto autor do crime, preso logo em seguida, foi apontado pela imprensa local como um ex-policial. Entre os mortos está a sua própria mãe.

O diretor nacional da polícia, Nikola Milina, anunciou que entre os mortos estão cinco idosos e um funcionário. Segundo ele, o autor do massacre, um ex-policial de 51 anos, foi preso armado em uma cafeteria, pouco depois de entrar no asilo, em Daruvar, e abrir fogo. Ele já havia sido preso por crimes de ordem pública e violência doméstica, acrescentou Milina.

Esse é um dos piores massacres registrados na Croácia, um país de 3,8 milhões de habitantes. O primeiro-ministro, Andrej Plenkovic, disse estar "chocado" com o ocorrido em uma mensagem na rede social X, onde transmitiu seus pêsames às famílias das vítimas: "Espero que as autoridades competentes estabeleçam todas as circunstâncias desse crime terrível", acrescentou Plenkovic.

"O crime selvagem e sem precedentes cometido em Daruvar me comoveu", escreveu o presidente croata, Zoran Milanovic, no Facebook. Acrescentado que esse é um "alerta aterrorizante", de um "chamado a todas as instituições competentes para que façam mais para evitar a violência na sociedade", mencionando a necessidade de um "controle ainda mais rigoroso da posse de armas de fogo".

Confira também: Veja Todas