Mundo

Quarta-Feira, 06 de Agosto de 2025, 02h00

EM DECLARAÇÃO

Ex-presidente da OAB defende “bala na nuca” de Bolsonaro

METRÓPOLES

 

Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz publicou em sua conta do X [antigo Twitter] que, “no seu mundo ideal, a pena de morte para traição aos cânones democráticos seria pena de morte com bala na nuca”. A frase foi publicada em resposta a um internauta que questionou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) na segunda-feira (4/8).

Na postagem que deu origem à troca de mensagens, Santa Cruz escreveu: “Hoje [o dia da prisão de Bolsonaro] é um dia de festa! Esse merda [referindo-se a Jair Bolsonaro] que matou tantos na pandemia está preso. Que os mortos o assombrem”.

Felipe Santa Cruz e Jair Bolsonaro já haviam protagonizado embates anteriores. Em 2019, enquanto era presidente da OAB, Santa Cruz acionou o Supremo Tribunal Federal após declarações de Bolsonaro sobre o desaparecimento de seu pai, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, durante a ditadura militar.

À época, Bolsonaro também questionou publicamente a atuação da OAB no caso do autor da facada contra ele em 2018, Adélio Bispo. O então presidente perguntou: “Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados [do Adélio]? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB?”.

Em seguida, sem ter sido perguntado sobre o assunto, Bolsonaro comentou o caso do pai de Santa Cruz. “Um dia, se o presidente da OAB [Felipe Santa Cruz] quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto para ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Eu conto para ele”, disse na ocasião.

Após a fala, Santa Cruz pediu ao STF que notificasse o então presidente da República para prestar esclarecimentos sobre a declaração.

 

Comentários (1)

  • Carlos Nunes |  06/08/2025 06:06:46

    Pois é, essa é a turma do Paz & Amor, da Democracia Distorcida. Agora ficam falando em Soberania. Na Venezuela tio MADURO fala em Democracia & Soberania. Não quer que ninguém intervenha por lá na Ditadura. Conseguiu tornar todos seus Opositores. inelegíveis por 15 anos, incluindo tia CORINA, amada pelo povo e com cabeça a prêmio. Tio MADURO quer prende-la como Golpista...isso se não fizer coisa pior. Bolsonaro tá ameaçado de morte...muito doente, por causa do estrago da facada, pode passar mal numa noite dessas, até conseguir autorização do tio XANDÃO até pra sair de casa, pode morrer. Doença não espera liberação pra aparecer. A turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo" péla de MEDO do Bolsonaro. Ele consegue reunir um Mar de Gente em todo território nacional. A Direita, outrora sonolenta, dorminhoca, ACORDOU...e não dorme mais. Na última eleição pra Prefeito, o PT só elegeu 1 Prefeito da Capital...e aqui em Cuiabá não elegeram 1 Vereador sequer. Esse fenômeno acontece em todo Brasil. Entre ficar com tio TRUMP e sua Democracia OU ficar com o COMUNISMO e Terrorismo... é melhor ficar com tio TRUMP mesmo. COMUNISMO fracassou no mundo inteiro. Nesses países não tem Liberdade de Opinião e Expressão nem Imprensa Livre nem Partidos Políticos Opositores e a Religião é vigiada. Na Coreia do Norte o tio coreano agora cismou com a Bíblia. Sua polícia invade as casas, procurando Bíblias. A família que tiver uma Bíblia em casa é severamente punido e a Bíblia queimada. Na Nicarágua tio ORTEGA costuma prender padres, freiras, pastores.

Confira também: Veja Todas