Mundo

Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2025, 02h00

ARGENTINA

Famosa caverna de gelo que já matou turista brasileiro desmorona

EXTRA

 

Uma conhecida estrutura de gelo localizada no Parque Nacional da Terra do Fogo desmoronou no domingo (12/1) após sofrer uma série de pequenos deslizamentos de terra nos últimos anos. A Cueva del Jimbo, um dos pontos mais procurados do parque na província de Ushuaia (Argentina), já havia vitimado um turista brasileiro. O publicitário Dennis Cosmo Marin, que tinha 37 anos, morreu em novembro de após um bloco de gelo se romper do teto da caverna e atingir seu corpo, durante visita ilegal.

Conhecido por seu túnel de gelo natural, este lugar era uma das áreas favoritas dos montanhistas e exploradores que visitavam a região. No entanto, o acesso à estrutura foi restrito em 2021 devido aos constantes deslizamentos de terra.

Finalmente, no domingo, a atração desmoronou completamente. O jornal argentino "La Capital" informou que essa formação foi criada naturalmente pelo recuo de geleiras que se formaram há cerca de 10 mil anos.

"A Caverna Jimbo era um marco único, mas sua estrutura frágil a tornava extremamente vulnerável. Durante anos, pequenos deslizamentos de terra foram um aviso do que finalmente aconteceria", disseram autoridades do Parque Nacional da Terra do Fogo.

Segundo estudos realizados por especialistas, as formações rochosas eram vulneráveis ​​à erosão e outros fatores ambientais que, ao longo do tempo, poderiam ter enfraquecido sua estabilidade.

O brasileiro morto na Cueva del Jimbo estava viajando de Kombi havia quase quatro anos pela América do Sul com a sua gata de estimação.

Confira também: Veja Todas