Mundo

Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 14h00

POLÊMICA

Governo de SP cria cadastro de pessoas condenadas por estupro

Foto, características físicas dos condenados e DNA ficarão disponíveis

G1

 

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou o projeto de lei que cria o cadastro estadual de pessoas condenadas pelo crime de estupro. A lei foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (30) e entra em vigor em um mês. O texto de autoria do deputado Gil Diniz (PL) foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 30 de maio.

O cadastro vai reunir informações de condenados por estupro com sentença transitada em julgado, ou seja, quando o processo já estiver finalizado sem possibilidade de recursos e de mudança da decisão judicial.

Segundo o texto, mesmo após cumprir a pena, o nome do condenado por estupro ainda constará do banco de dados. Foto, características físicas, identificação datiloscópica (impressões digitais) dos condenados e DNA serão os dados disponíveis no cadastro estadual.

A SSP será responsável por regulamentar, atualizar e divulgar o acesso do cadastro. Por enquanto, não foi divulgado quem terá acesso ao banco de dados e como ele funcionará. Procurada, a pasta não havia se manifestado até a última atualização da reportagem.

O texto original definia que o cadastro seria disponibilizado no próprio site da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e que qualquer cidadão poderia ter acesso à identificação e foto do condenado. Contudo, esse artigo foi vetado pelo governador.

Comentários (1)

  • Ruiter Faraco |  01/07/2025 18:06:01

    Qual seria a polêmica, se a medida tem apoio do pensamento MAJORITÃRIO ABSOLUTO dos brasileiros?

Confira também: Veja Todas