Mundo

Quarta-Feira, 26 de Março de 2025, 23h00

EXPORTAÇÃO

Japão sinaliza avanço em importar carne do Brasil

METRÓPOLES

 

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, sinalizou compromisso com o avanço das negociações sobre a abertura do mercado para a importação de carne bovina in natura do Brasil.

Missão no Japão

O premiê se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quarta-feira (26/3), para tratar, em meio a outros temas, das relações comerciais entre os países.

A autorização para exportação da carne brasileira é uma das principais reivindicações do governo.

Em declaração à imprensa, Ishiba destacou a “disposição” do Japão em enviar uma missão de autoridades sanitárias ao Brasil para inspecionar os produtos brasileiros.

Trata-se de um dos últimos passos para concessão da certificação.

“Propomos o acompanhamento do processo a nível de cúpula e transmitimos nossa disposição em enviar especialistas sanitários para coletar informações de modo a avançarmos para a próxima etapa”, disse o premiê.

 

A visita ainda não tem data para ocorrer, mas, em audiência com Lula, Ishiba manifestou “disposição imediata” para o andamento do processo.

Para o governo brasileiro, a sinalização representa um “passo gigantesco”. “Será um passo gigante na abertura do mercado. Será a oportunidade de demonstrarmos nosso sistema sanitário que se transformou no mais seguro e eficiente do mundo”, disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao Metrópoles.

Comentários (2)

  • Pai Lula  |  27/03/2025 08:08:57

    A carne vai ficar ainda mais cara no Brasil

  • Carlos Nunes |  27/03/2025 06:06:42

    Pois é, vai entender isso...toda carne produzida no Brasil já tá comprometida com compradores de diversos países. A safra de carne é vendida antecipadamente em vários mercados. Provavelmente até a produção futura já tá comprometida. Pra atender novos mercados, vai ser preciso aumentar a produção e isso demora. Novas matrizes (vacas), mais tecnologia como a inseminação artificial, novos bezerros...e por aí vai. O que tio Lula devia garantir é que um estoque de carne devia ficar no país...uma parte da produção. Se exportar muito, vai ficar um estoque minguado dentro do território nacional...aí o preço da carne dispara internamente. Pouco estoque que fica versus uma demanda interna crescente...gera aumento de preço. Antes do tio Lula satisfazer o Japão, devia se preocupar é com o povo brasileiro. Em primeiro lugar, o Brasil, uai. Japão depois.

Confira também: Veja Todas