Mundo

Domingo, 16 de Junho de 2024, 10h00

PL DA DISCÓRDIA

Lula acha “insanidade” vítima com pena maior

Metrópoles

 

Após dias de silêncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou, neste sábado (15/6), sobre o Projeto de Lei nº 1.904/24, que equipara o aborto ao crime de homicídio. Para o petista, é uma “insanidade” punir a vítima com pena maior que a do criminoso.

“Eu sou contra o aborto. Entretanto, como o aborto é a realidade, a gente precisa tratar o aborto como questão de saúde pública. Eu acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher numa pena maior do que o criminoso que fez o estupro. É no mínimo uma insanidade isso”, frisou Lula.

Esta é a primeira declaração do presidente sobre o PL do Aborto. Isso porque, na quarta-feira (12/6), a Câmara dos Deputados aprovou, “às escuras”, o requerimento de urgência do texto que equipara o aborto em fetos com mais de 22 semanas ao crime de homicídio simples.

“Sinceramente, a distância, não acompanhei o debate muito intenso no Brasil. Quando eu voltar, tomarei ciência disso. Tenho certeza que o que a gente tem na lei já garante que a gente aja de forma civilizada [nesses casos], para tratar com rigor o estuprador e para tratar com respeito à vítima. É isso que precisa ser feito”, continuou.

“Quando alguém apresenta uma proposta que a vítima tem de ser punida com mais rigor do que estuprador, ela não é séria. Sinceramente, não é séria”, criticou.

Lula falou com jornalistas após encerrar os compromissos na Itália, onde participou da reunião do G7, grupo que reúne as maiores economias do mundo: Estados Unidos (EUA), Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão.

Além disso, marcou presença na conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada na Suíça.

O que diz o “PL do Aborto”

O PL nº 1.904/24 equipara ao crime de homicídio o aborto acima de 22 semanas de gestação. O texto vale, inclusive, para situações em que a interrupção da gravidez é permitida, como em casos de estupro de crianças e mulheres.

Caso a matéria seja aprovada, a mulher que realizar o procedimento pode ser condenada de 6 a 20 anos de reclusão. A pena é superior ao do crime de estupro, que prevê prisão de 6 a 10 anos.

Comentários (7)

  • Carlos Nunes  |  18/06/2024 07:07:36

    Pois é, falando em controle das redes sociais, ontem o programa Oeste sem Filtro mostrou que o Supremo já contratou uma empresa, por mais de 300 mil reais, pra fazer isso. Inclusive com a georeferência...aonde o fulaninho estiver, eles localizam...vão verificar Quem tá falando O Que, Onde, Quando. Isso atenta contra a Privacidade & o Direito Constitucional de Liberdade de Opinião e Expressão. Vai dar um imbróglio danado. Enquanto tiverem bisbilhotando a vida do Zé, do Mané, não tem muita importância. Ou tem?...A confusão vai começar, quando começarem a bisbilhotar a vida do Dr. José, Dr. Manuel...que podem ser um Senador...um Magistrado...um Gerente de Bsnco...alguém muito importante. Cadê tio Pacheco & tio Lira pra brecar isso? Antes que eles mesmo sejam os alvos da bisbilhotice. Um comentarista do programa Oeste sem Filtro disse que nunca viu isso nos paises com a verdadeira Democracia...viu só nas Ditaduras e Regimes COMUNISTAS. Tio Pacheco & tio Lula tem que impedir isso. Tio MUSK já havia alertado: querem entrar na vida das pessoas. Vai acabar a Privacidade. Quem serão os alvos? Começa com os Bolsonaristas...e gradativamente abrange a Esquerda também. Abrange todo mundo. Isso é antidemocrático pra burro...inconstitucional a beça.

  • Carlos Nunes  |  17/06/2024 06:06:31

    Pois é, só pra esclarecer: tem 2 Carlos Nunes comentando esta matéria. E isso é ótimo...significa que AINDA tem Liberdade de Opinião e Expressão no Brasil. Até quando haverá isso? Até começarem a controlar as redes sociais...a desculpa disso disque é salvar a Democracia. No fundo, tem uma turma louca pra saber o que o povo pensa, fala, escreve. Isso é bem Comunista...é o controle das informações. Lá na China, tio MAO começou com seu Livro Vermelho. Só o que táva escrito no Livro era Verdade...o resto era mentira. Hoje o Governo COMUNISTA Chinês, com tecnologia avançada, controla a vida de mais de BILHÃO de habitantes. Tão todos puglados à máquina do Governo. Quem discordar, criticar, fazer oposição...tá FERRADO. Em Cuba, bem recentemente, uma jovem pegou 10 anos de pena, porque ousou criticar o Governo.

  • FAZ O L !!!!!!!! |  16/06/2024 16:04:34

    O pai Lula está certo, temos que entender que o corpo pertence a mulher, que decide o que fazer com ele, todos a favor do aborto!!!!!

  • Louis Aurélio  |  16/06/2024 15:03:23

    A única insanidade é este molusco incompetente ocupar a Presidência da República.

  • Márcio |  16/06/2024 14:02:43

    Uma pessoa que assassina uma criança com seis meses é o quê?

  • Carlos Nunes  |  16/06/2024 12:12:24

    Eu também acho isso porém como sou apoiador fiel e escudeiro do tio bolsonaro e cia. tenho que manter esse posicionamento. Lamentável

  • Carlos Nunes |  16/06/2024 10:10:59

    Pois é, INSANIDADE? É o que mais tem no Brasil. Dá pra apontar nos dedos: 1) CLERISTON DA CUNHA - morreu porque não foi liberado pra tratamento adequado e urgente, recomendado por laudo médico. que apontava risco de morte. Barbaridade, isso atentou contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos...com uma pitada de racismo - o CLEZÃO era pai de família da raça negra;. Quem prendeu...não liberou. Cadê o Inquérito desse crime? Não tem. 2) JAIME RENKES, 68 anos, professor aposentado...preso pelo dia 8, não escapará da condenação dos 14 anos - detalhe;: esse professor tem CÂNCER DE PRÓSTATA em estágio avançado. Recentemente prestou depoimento, esclareceu que fez cirurgia...tá com sonda e usando fraldão, sente dores terríveis. Quem tem coragem de prender um professor com CÂNCER DE PRÓSTATA em estágio avançado? Que INSANIDADE é essa? Não me diga que o professor agora vai ficar em casa, com sonda, fraldão, e tornozeleira? O ex-Desembargador SEBASTIÃO COELHO, corajoso, em entrevistas, sobre as prisões e condenações, disse\; posso apontar TUDO o que já passaram por cima da Constituição e das Leis.

Confira também: Veja Todas