Sexta-Feira, 18 de Novembro de 2022, 21h03
TRANQUILIDAE
Lula diz que país terá responsabilidade fiscal
G1
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta sexta-feira (18) que o país terá responsabilidade fiscal em seu governo, sem necessariamente precisar atender "tudo que o sistema financeiro quer".
Lula deu as declarações em Lisboa, ao lado do primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Os dois tiveram um encontro nesta tarde (noite no horário local) e depois falaram com a imprensa.
Já o primeiro-ministro português afirmou que o mundo estava com saudade do Brasil e que o país ficou isolado nos últimos anos. Lula foi questionado sobre as críticas que o governo eleito tem recebido em relação à política fiscal. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) elaborada pela equipe de Lula prevê que o próximo governo gaste além do teto de gastos para garantir benefícios sociais, como o Bolsa Família no valor de R$ 600.
"Aprendi com a minha mãe que era analfabeta que a gente só pode gastar o que a gente tem ou o que a gente ganha, mas se a gente tiver que fazer uma dívida para construir um ativo novo, que a gente faça com responsabilidade, para que o país possa voltar a crescer", afirmou Lula.
"Eu vou voltar a aumentar o salário todo ano, eu vou voltar a gerar emprego neste país, e nós vamos voltar a ser responsáveis do ponto de vista fiscal, sem precisar atender tudo que o sistema financeiro quer", completou Lula.
O presidente comentou ainda a carta escrita por economistas que recomendaram ao presidente eleito seguir regras de responsabilidade fiscal. "Primeiro, que eu queria dizer da minha alegria de ter uma carta, de pessoas importantes, ex-ministros, me alertando dos problemas econômicos e aconselhando. Eu sou um cara muito humilde e gosto de conselho. Se o conselho for bom, pode ter certeza que eu sigo", afirmou Lula.
Google é condenado por foto de argentino pelado no Street View
Sexta-Feira, 25.07.2025 05h00
Médico que matou esposa não receberá amante na cadeia
Sexta-Feira, 25.07.2025 04h00
Eduardo critica Zema: "tarifa mexeu com turminha da elite"
Sexta-Feira, 25.07.2025 03h00
Cadastro biométrico passa a ser obrigatório no Brasil
Sexta-Feira, 25.07.2025 02h00
Rússia e Ucrânia concordam em seguir discordando sobre paz
Sexta-Feira, 25.07.2025 00h00