Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2024, 05h00
VITÓRIA
Ministros do STF fazem piada sobre quem terá visto para os EUA cancelado por Donald Trump
FOLHA DE S. PAULO
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram piada nesta quarta (6) sobre a possibilidade de serem impedidos de entrar nos EUA depois da vitória de Donald Trump na corrida pela Presidência da República.
A brincadeira era adivinhar qual deles seria o primeiro a ter o visto revogado pelo novo presidente norte-americano, que é aliado de Jair Bolsonaro (PL).
A conversa ocorreu quando os magistrados se preparavam para entrar na sessão do plenário. Na sala estavam o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Kassio Nunes.
Em setembro, um grupo integrado por um senador e por quatro deputados norte-americanos, todos do partido Republicano, encaminhou carta ao Secretário de Estado americano, Antony Blinken, solicitando a revogação de vistos de todos os magistrados do STF.
Eles chamavam o ministro Alexandre de Moraes de "ditador totalitário" e argumentavam que os outros membros do Supremo eram "cúmplices destas práticas antidemocráticas".
O documento manifestava inconformismo com a decisão de Moraes de suspender perfis do X e a própria plataforma de Elon Musk, punida depois de descumprir determinações judiciais.
A carta foi solenemente ignorada pelo governo comandado pelo democrata Joe Biden.
A expectativa no STF é a de que a eleição de Trump aumente a pressão sobre a Corte. A meta seria dobrar os magistrados para que eles concordem com a reversão da inelegibilidade de Bolsonaro, e também com uma anistia que o permita concorrer às eleições presidenciais de 2026.
Os magistrados brasileiros, no entanto, demonstravam tranquilidade sobre o novo contexto político, de acordo com integrantes da Corte que ouviram as brincadeiras.
As pressões vindas dos EUA já eram inúmeras, mas nunca evoluíram para atos concretos contra o STF.
Além de pedir cancelamento do visto dos magistrados brasileiros, parlamentares norte-americanos divulgaram um relatório sobre "o ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio da administração Biden: o caso do Brasil".
O documento foi elaborado pelo comitê de assuntos judiciários da Câmara dos EUA.
Os deputados norte-americanos que tomaram a frente da investigação foram municiados por parlamentares brasileiros alinhados com o bolsonarismo. Houve o pedido de sanções econômicas contra o Brasil.
Elon Musk também investiu contra o STF, atacando Alexandre de Moraes em seu perfil no X (ex-Twitter) e desobedecendo ordens judiciais. Com os Democratas no poder, as pressões não evoluíram.
Musk recuou, acatou todas as determinações do magistrado e o X voltou ao ar.
Integrantes do grupo de Bolsonaro acreditam que o quadro no STF pode mudar quando os magistrados começarem a sentir "o vento contra" da vitória de Trump.
Carlos Nunes | 09/11/2024 07:07:37
Pois é, essa turma não conhece os Estados Unidos nem os Presidentes de lá. Qualquer pessoa, principalmente autoridades, quando entram lá, são investigadas, como diz o ditado popular "de cabo a rabo"...a Inteligência americana é uma das melhores do mundo. Alguém duvida que Bolsonaro, quando passou um tempão por lá, não foi investigado pelo Governo do tio BIDEN & da tia KAMALA? Claro que foi. Neste Governo do tio TRUMP ele pode investigar muita gente...não o que eles têm no Brasil, mas sim o que eles possam ter lá fora. Tomara que não tenha nada irregular, pois, se tiver, tio TRUMP descobre. Tio TRUMP terá 4 anos pra fuçar isso. E vai fuçar. Os antigos diziam: não bata de frente com OS PODEROSOS, principalmente com OS MUITO PODEROSOS...pois a turma sai perdendo. Mexer com o tio TRUMP é um mau negócio. Cancelar visto é o menor dos problemas...tem coisa muito pior...Tio TRUMP será informado sobre TUDO o que tá acontecendo no Brasil. Tio MUSK vai informar...segundo ele, com detalhes e provas...É, tio MUSK jura que tem provas de muitas irregularidades. Já o tio GLENN GREENWALD, um jornalista americano polêmico, diz que tem 6 Gigabytes de conversas comprometedoras, cabulosas. Essa novela tupiniquim/americana vai longe...Tio TRUMP convidou Bolsonaro pra posse...aà "alguém" vai impedir a ida dele...é melhor esse "alguém" não fazer isso, pois, se fizer, entra numa "lista negra" do Governo americano...É bom nunca entrar nessa lista...Depois que entra, é difÃcil sair dela. Os filmes americanos deram um exemplo disso...filme é ficção, mas a ficção imita a realidade ou é a realidade que imita a ficção?
Bukele | 08/11/2024 07:07:57
Que atitude deplorável e vergonhosa, digno de criminosos vulgar.
Jornalista dos EUA se assusta com conta após usar o SUS
Sábado, 05.07.2025 04h00
Tanque do Exército passa por cima de lateral de carro estacionado
Sábado, 05.07.2025 02h00
Duas turistas são pisoteadas até a morte por elefanta
Sábado, 05.07.2025 01h00
Diretora de presídio e detento negociavam votos a políticos
Sábado, 05.07.2025 00h00
Gabigol é absolvido por acusação de fraude em antidoping
Sexta-Feira, 04.07.2025 23h00