Segunda-Feira, 15 de Maio de 2023, 15h00
CRISE
Motoristas de aplicativo fazem protestos em cidades do país
G1
Motoristas de aplicativo iniciaram nesta segunda-feira (15) um protesto por melhorias na remuneração pelas corridas em várias cidades do país. Os atos foram registrados em pelo menos sete estados até às 12h. (leia mais abaixo)
Entre as reivindicações, estão a melhor remuneração pelas corridas, isenção de impostos e maior segurança para a categoria.
Luiz Carlos Correia de Albuquerque, presidente do Sindmobi — sindicato que representa esses profissionais no Rio de Janeiro—, afirmou que em muitas corridas o motorista não recebe nem sequer a metade do que o passageiro paga.
“As empresas têm descontado até 60% das corridas. Já não aguentamos mais”, disse.
Em nota, a Uber afirmou que a taxa de serviço cobrada dos motoristas parceiros pela intermediação de viagens deixou de ser um percentual fixo em 2018 e destacou que o condutor "sempre fica com a maior parte do que é pago pelo usuário, em qualquer viagem".
"Nesta semana, a Uber anunciou que vai aumentar mais um nível na transparência e passar a exibir, em todos os recibos de viagens feitas pelo motorista, qual foi a taxa média considerando todas as viagens feitas nas quatro semanas anteriores", disse a companhia em nota
Já a 99 informou que adotou soluções permanentes para incrementar os ganhos no aplicativo, como a Taxa Garantida, que "assegura aos condutores a taxa máxima semanal de até 19,99%" e o Adicional Variável de Combustível, entre outros. (veja o posicionamento completo das plataformas no final desta reportagem).
Passageiros reclamam nas redes sociais
Com o início dos protestos, passageiros começaram a reclamar e questionar os preços das corridas nas redes sociais. Em algumas regiões do país, o custo das viagens foi afetado pelo chamado preço dinâmico, que acontece quando a demanda está muito alta em relação ao número de motoristas disponíveis.
O que dizem as plataformas
Uber
Seguem os esclarecimentos a respeito da taxa de intermediação da Uber:
A taxa de serviço cobrada dos motoristas parceiros pela intermediação de viagens deixou de ser um percentual fixo em 2018, quando a Uber aprimorou seu modelo para equilibrar as variações entre o preço pago pelo usuário e os ganhos do parceiro.
Em qualquer viagem, o motorista parceiro sempre fica com a maior parte do que é pago pelo usuário. Como a taxa é variável, existe uma oscilação natural para cima e para baixo porque em algumas viagens o percentual pode ser maior enquanto, em outras, pode ser menor.
Um motorista parceiro ativo realiza dezenas ou centenas de viagens na semana, por isso a taxa média é mais representativa de quanto ele está pagando pela intermediação. Essa informação é destacada no compilado semanal enviado por e-mail aos parceiros: nas redes sociais, é possível encontrar parceiros que divulgam esses e-mails pessoais e exibem taxas médias inferiores a 5% e até mesmo 2%, por exemplo.
Nesta semana, a Uber anunciou que vai aumentar mais um nível na transparência e passar a exibir, em todos os recibos de viagens feitas pelo motorista, qual foi a taxa média considerando todas as viagens feitas nas quatro semanas anteriores.
A média global da taxa de intermediação no quarto trimestre de 2022 ficou abaixo de 20%. Parte do que pode parecer ser apenas receita para a Uber vai diretamente para cobrir custos como o seguro oferecido em todas as viagens, custos bancários para o processamento dos pagamentos, e investimentos em suporte e desenvolvimento de tecnologia.
99
Ouvindo e conversando com cerca de 2 mil motoristas todos os meses, a 99 adotou soluções permanentes para incrementar os ganhos no app: foi a primeira plataforma a oferecer a Taxa Garantida, que assegura aos condutores a taxa máxima semanal de até 19,99%.
Também foi pioneira em iniciativas com o Adicional Variável de Combustível, um auxílio no ganho que aumenta sempre que o combustível sobe. Além disso, lançou outros programas como:
Kit Gás;
Consórcios com taxas mais baixas para a compra de veículo;
Vantagens no aluguel de carros;
O 99Loc, que amplia o acesso à locação de veículos;
DriverLAB, um centro de inovação criado pela 99 para fortalecer o cuidado com o motorista e a redução de seus custos operacionais.
Dona Eufrásia Almeida | 16/05/2023 07:07:52
antes eles dava balinha e ate agoa. Hj nem bom dia as vezes credo.
VANDO | 15/05/2023 16:04:33
ATENDIMENTO PESSIMO DESSE POVO, NO COMESSO ERA MIL MARAVILHA, HJ TRATAM OS PASSAGEIROS A PONTA PE, NAO TEM UM PINGO DE RESPEITO.
PF aponta laranjal em 7 entidades que faturaram R$ 1,7 bilhão
Segunda-Feira, 05.05.2025 06h00
Rei Charles faz relato emocionante sobre batalha contra câncer
Segunda-Feira, 05.05.2025 00h05
Homem morre esfaqueado em confronto de torcidas
Domingo, 04.05.2025 23h00
Suspeito de matar brasileira fã de F1 morta é preso em aeroporto
Domingo, 04.05.2025 22h00
“Kit sexo”: veja itens básicos para ter em casa e gozar muito
Domingo, 04.05.2025 21h00