Mundo

Sexta-Feira, 08 de Agosto de 2025, 18h00

ESCOLHA

Motta não permite Eduardo Bolsonaro manter mandato nos EUA

Presidente da Câmara diz que não abrirá exceção

METRÓPOLES

 

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não pretende mexer no regimento interno da Casa para dar ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) permissão para seguir exercendo seu mandato a partir dos Estados Unidos, onde está autoexilado. “Não há previsibilidade para o exercício do mandato à distância pelo nosso regimento. Isso seria uma excepcionalidade, o que não se justifica para o momento”, disse Motta, em entrevista exclusiva ao Metrópoles nesta quinta-feira (7/8).

Para Motta, Eduardo fez uma “escolha política” ao ir para os EUA, onde articula com o governo de Donald Trump sanções a autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Tivemos isso [excepcionalidade] no momento da pandemia, que era uma situação de saúde pública. Agora, nós temos um problema político-jurídico que envolve o deputado Eduardo Bolsonaro, que tomou a decisão de ir para os Estados Unidos e lá ficar, defendendo teses que lhe são caras”, seguiu o presidente da Câmara.

Motta disse ainda que respeita a atuação de Eduardo “apesar de não concordar com alguns movimentos que ele tem feito”, mas que não pretende nem prejudicá-lo nem privilegiá-lo.

Comentários (1)

  • Carlos Nunes |  08/08/2025 18:06:10

    Pois é, falando no tio EDUARDO, a novidade é que recebeu um convite pra comparecer na Casa Branca, pra discutir sobre o Brasil. Semana que vem comparecerá vários dias na Casa Branca. Tomará que ele convença tio TRUMP a diminuir as tarifas do Brasil. Essa novela americana/tupiniquim vai longe. Parece que tio TRUMP quer ouvir tio EDUARDO, antes de tomar importantes decisões. Aguardemos.

Confira também: Veja Todas