Terça-Feira, 29 de Março de 2022, 23h00
RACISMO ESTRUTURAL
Negro, advogado é confundido com motorista por segurança do STF
METRÓPOLES
O advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) Nauê Bernardo foi confundido com motorista por um segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (29/3).
Segundo pessoas que presenciaram a cena, Nauê chegou no STF dirigindo o próprio carro, um Honda HRV. O segurança se aproximou, pediu para que ele deixasse os passageiros na portaria e saísse do local com o veículo.
Relatos sobre o caso circularam em grupos de advogados de Brasília. As testemunhas acreditam que Nauê foi confundido com um motorista por ser negro. Ele foi ao STF para audiências com ministros sobre processos no qual atua como advogado.
O presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF, Beethoven Andrade, disse que ainda faltam negros dentro dos tribunais. O advogado cobra medidas efetivas contra a discriminação.
“O Poder Judiciário deve estar atento para a conscientização, sobretudo o STF, que vem mudando alguns paradigmas e alterando a lei contra o racismo. Mas atitudes como essa são uma infelicidade para a população negra. O segurança simplesmente replicou um comportamento discriminatório. É uma lástima para a gente”, afirmou Andrade.
Procurado pela coluna, Nauê não quis comentar o caso. O STF não retornou o contato da reportagem até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.
joao jj | 30/03/2022 09:09:01
ja esta virando uma palhacada esse negocio de PRETO, tudo agora há é porque é preto, não pode falar mais nada pro preto que ja é discriminação, sou preto, mas me coloco no meu lugar.
Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado
Segunda-Feira, 21.07.2025 06h00
Desigualdade social acelera envelhecimento
Segunda-Feira, 21.07.2025 05h00
Segurança é morto com golpe de canivete após reclamar de moto barulhenta
Segunda-Feira, 21.07.2025 04h00
Rússia aprova lei que criminaliza busca na internet por conteúdo proibido
Domingo, 20.07.2025 21h00
Planalto vê peso maior de big techs que de Bolsonaro no tarifaço de Trump
Domingo, 20.07.2025 20h00