Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 00h00
11 FERIDOS
Ônibus biarticulado é partido ao meio em colisão com trem de carga
O GLOBO
O impacto da colisão com um trem de carga deixou um ônibus biarticulado partido ao meio, em Curitiba, na noite desta terça-feira (22). Ao menos 11 pessoas ficaram feridas. As causas do acidente estão sendo investigadas pela polícia.
Segundo a Rumo, concessionária que administra a ferrovia, o motorista do transporte coletivo teria desrespeitado a sinalização. Devido ao peso da composição, o maquinista não conseguiu frear a tempo.
"O maquinista que acionou a buzina conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, foi surpreendido pela ação do motorista e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição", informou a Rumo em nota enviada ao GLOBO.
A organização também afirmou ter solicitado atendimento médico aos acidentados, e destacou que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), "a preferência é sempre do trem". A liberação da via ocorreu no início da madrugada, no bairro Cabral.
O ônibus transportava 25 pessoas, de acordo com a Transporte Coletivo Glória, responsável pelo veículo, e operava a linha 250 (Ligeirão Norte/Sul). Também não havia passageiros em pé na parte central do ônibus, onde ficou partido ao meio. Do total, nove vítimas foram encaminhadas a hospitais da capital e Região Metropolitana com ferimentos considerados leves a moderados, mas já liberadas.
"Todos foram prontamente atendidos. As causas do acidente estão sendo apuradas. A Transporte Coletivo Glória lamenta o ocorrido e reitera seu compromisso com a segurança dos passageiros e a qualidade do transporte público", informou a concessionária ao GLOBO.
A URBS, empresa responsável por gerenciar o transporte público em Curitiba, lamentou o acidente. "A Prefeitura tem atuado e cobrado da União soluções para a questão do transporte ferroviário na capital", disse. O órgão também destacou que o prefeito da cidade tem feito "uma série de reuniões com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e com o Ministério dos Transportes para viabilizar um contorno ferroviário".
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) afirmou ter conversado com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), sobre "a necessidade da retirada dos trens de carga" que passam pelo centro da capital.
Pimentel afirmou já ter solicitado a demanda ao Governo Federal: "tenho trabalhado muito por isso, e não descansarei". Na publicação, internautas sugeriram a instalação de cancelas e semáforos.
Homem embriagado rouba carrinho de golfe e causa destruição em aeroporto
Sábado, 02.08.2025 22h00
Polvo ataca menino de 6 anos durante visita a aquário
Sábado, 02.08.2025 21h00
Ex-ator pornô será ministro na Colômbia
Sábado, 02.08.2025 20h00
Paciente engole instrumento em clínica e Justiça manda indenizar em R$ 15 mil
Sábado, 02.08.2025 19h00
Mulher é presa por atear fogo e matar amante por dinheiro
Sábado, 02.08.2025 16h00