Mundo

Quarta-Feira, 22 de Junho de 2022, 07h56

CORRUPÇÃO

PF faz operação para prender ex-ministro da Educação e pastores

G1

 

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (22) uma operação que tem como alvos o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e pastores suspeitos de montar um gabinete paralelo para liberação de verbas dentro do MEC.

A TV Globo apurou que Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura são alvos de mandados de prisão. Até a última atualização desta reportagem ainda não havia confirmação da prisão deles.

A PF investiga Ribeiro por suposto favorecimento aos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura e a atuação informal deles na liberação de recursos do ministério. Há suspeita de cobrança de propina.

O inquérito foi aberto após o jornal "O Estado de S. Paulo" revelar, em março, a existência de um "gabinete paralelo" dentro do MEC controlado pelos pastores.

Dias depois, o jornal "Folha de S.Paulo" divulgou um áudio de uma reunião em que Ribeiro afirmou que, a pedido de Bolsonaro, repassava verbas para municípios indicados pelo pastor Gilmar Silva.

"Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar", disse o ministro no áudio.

"Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar", complementou Ribeiro.

Após a revelação do áudio, Ribeiro deixou o comando do Ministério da Educação.

O caso envolve suspeitas de corrupção. Prefeitos denunciaram pedidos de propina – em dinheiro e em ouro – em troca da liberação de recursos para os municípios. Milton Ribeiro disse que pediu apuração dessas denúncia à Controladoria-Geral da União.

Tráfico de influência

De acordo com apuração da TV Globo, a operação deflagrada nesta quarta investiga a prática de tráfico de influência e corrupção na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação.

Foram cumpridos cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

O g1 ligou por volta das 8h para um telefone de Gilmar Santos, mas o número estava desligado.

 

Comentários (6)

  • RAMILDO GOMES DE LIMA |  22/06/2022 14:02:58

    Seguinte... Até então, acho que isto tudo é "Armação", Esses canalhocratas estão indo pra "prisão" fazerem campanha eleitoral (entre o público encarceirado) pra reeleição desse Desgoverno. E isso não diz que é CORRUPÇÃO!

  • renato |  22/06/2022 10:10:24

    O LULA LADRÃO REGASSOU COM O PAIS . TA SOLTO.... É O BRASIL.....

  • Freakazoid! |  22/06/2022 09:09:42

    Um certo presidente disse com todas as letra que colocaria a cara no fogo por esse aí. Estamos esperando pra ver tal espetáculo!

  • aloisio |  22/06/2022 09:09:25

    A prisão do pastor e ex-ministro da educação deve ser um momento de reflexão para a educação. Em pouco tempo, o que já era ruim, tornou pior ainda. Se fosse feito um projeto para arruinar a educação não teria dado tão certo, tão certo que foi parar nas páginas policiais. Por outro lado, estranha que enquanto tudo isso ocorria (e ocorre) a sociedade permanecia adormecida em berço esplêndido, inclui-se aqui secretários de educação, trabalhadores da educação, como se não fosse com a gente. Infelizmente, passaremos décadas e décadas para elevar o nível da educação no Brasil. Enquanto isso ficaremos apostando em escolas militares, nióbio, cloroquina e grafeno. E/ou aguardando dos céus um messia que nos slave ...

  • Zelão |  22/06/2022 09:09:21

    Bolsonaro disse que ; QUEIMARIA A CARA DE PAU SUA PELO PASTOR.....kkkkkk...tá torrada ....kkkkk...e os Kilos de Ouro que roubaste junto com o pastor vai devolver ??....kkkkkk...o Pastor Ladrão e os outros , vão de Brasilia para BANGÚ * , esquentando cama para o Bozo e Familia.....kkkkkkk

  • Eleitor Cético e Acético  |  22/06/2022 08:08:28

    Todo dia que tem um bozolóide se lascando, é um bom dia!

Confira também: Veja Todas