Terça-Feira, 05 de Março de 2024, 01h00
CERCO SE FECHA
PF já tem data para finalizar inquéritos do golpe, joias e vacina
Ex-presidente Jair Bolsonaro é o alvo das investigações
O GLOBO
A cúpula da Polícia Federal acredita que finalizará os inquéritos que investigam Jair Bolsonaro dentro de quatro meses. Um deles apura a tentativa de golpe de Estado arquitetada pelo ex-presidente, ex-integrantes de seu governo e militares. Os investigadores apresentarão, até julho, o relatório final deste caso ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Essa investigação é considerada pelo ex-presidente e seus advogados a única que teria potencial de levá-lo para a prisão, por isso o alerta é total sobre o momento em que a PF terminará o trabalho. Entre ministros do STF, é dado como certo que Bolsonaro será indiciado pela PF, pelo número amplo de provas que já vieram à tona, implicando diretamente o capitão reformado na tentativa de golpe.
Como informou a coluna, os magistrados avaliam que uma eventual prisão do ex-presidente só deve ser decretada após ele ser condenado após o trânsito em julgado, ou seja, com todos os recursos esgotados.
A primeira investigação sobre Bolsonaro que será finalizada pela PF, porém, deve ser a que apura a falsificação de certificados de vacina do ex-presidente e seus familiares e ex-assesores.
A segunda é o caso das joias da Arábia Saudita que entraram ilegalmente no Brasil e que eram destinadas a Jair e Michelle Bolsonaro. O ex-presidente tentou se apropriar ilegalmente de peças de diamantes que eram destinadas ao Estado brasileiro e não a ele como pessoa física. Segundo integrantes da PF, o que falta para finalizar esse inquérito são alguns documentos da cooperação internacional firmada com os Estado Unidos, já que peças foram comercializadas naquele país.
O terceiro e mais importante caso será finalizado até o fim do primeiro semestre e foca a tentativa do golpe de Estado, para evitar a posse do presidente Lula, eleito democraticamente. Havia a expectativa na PF de que o caso pudesse ser finalizado no fim do ano passado, mas novos elementos surgiram e foi preciso fazer diligências e ampliar a investigação.
Para Jucinéia | 05/03/2024 13:01:19
O Brasil realmente virou um paraÃso, sem assaltos, roubos, espancamento, assassinatos, feminicÃdio ... Por isto eu rezo pra alma de Lula e todos os seus parceiros. Sem contar na baixa de preço da conta de água, luz e comida... Só reclama do preço de comida estes bolsonaristas imbecis....
Jucinéia - florais do lago | 05/03/2024 09:09:52
Graças a Deus este homem vai preso. Teremos paz novamente em nosso paÃs em nome do Senhor Jesus. Obrigada
Carlos Nunes | 05/03/2024 06:06:37
Pois é, a "missão dada, missão cumprida" agora, dessa turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo"...é prender Bolsonaro de qualquer maneira. Ele tá atraindo multidões...tá popular demais e isso atrapalha. Ficou INELEGÃVEL porque, no dia 7 de Setembro de 2022, conseguiu juntar um mar de gente...no dia 25 de Fevereiro de 2024, a Avenida Paulista ficou tomada por outro mar de gente...Qual motivo prender? Tão procurando um, uai. Que tal o Golpe que não houve? Disque "poderia haver". Mas tio MÚCIO, ministro da Defesa, em 2 entrevistas, disse que, em 8 de janeiro, não houve Golpe nenhum. Foi só vandalismo por parte de alguns. Isso a "individualização" dos supostos crimes de vandalismo...mais as Imagens...solucionariam Quem fez o que. Mas tio Xandão proibiu a individualização, tornou todo mundo réus em LOTES como animais...e as Imagens ou sumiram, ou foram apagadas ou ficaram super sigilosas. Estranho isso. A tal da Presunção da inocência sumiu...a tal da AMPLA DEFESA foi impedida. Pra prender Bolsonaro, até apelam pra Importunação da Baleia. A Baleia ia passando no mar e Bolsonaro a importunou. Vai ser meio difÃcil pegar o depoimento dessa Baleia...ela já partiu com seu cardume de Baleias...não conhece Bolsonaro nem sabe O que é Importunação. Enquanto tem essa novela tupiniquim aqui no Brasil...a Justiça americana disse que tio TRUMP pode concorrer à presidência neste ano. Que não interfere em eleição, cabendo ao povo votar nele ou não. Invasão do Capitólio não tem nada a ver com ele. Tio BIDEN tá com MEDO de perder a eleição. O partido dele, estuda a possibilidade de lançar como candidata a MICHELLE OBAMA.
Rússia aprova lei que criminaliza busca na internet por conteúdo proibido
Domingo, 20.07.2025 21h00
Planalto vê peso maior de big techs que de Bolsonaro no tarifaço de Trump
Domingo, 20.07.2025 20h00
AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço
Domingo, 20.07.2025 19h10
Tarifaço de Trump coloca em risco 77 mil toneladas de frutas brasileiras
Domingo, 20.07.2025 19h00
AGU quer investigar investimentos suspeitos antes de tarifaço
Domingo, 20.07.2025 18h00