Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025, 09h16
SEM CHANCE
PGR é contra devolver passaporte a Bolsonaro para posse de Trump
CNN BRASIL
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário à devolução do passaporte do Jair Bolsonaro (PL) e à autorização da viagem do ex-presidente para os Estados Unidos para participar da posse de Donald Trump.
A manifestação é assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e foi enviada na noite desta quarta-feira (15) ao ministro Alexandre de Moraes.
“A viagem desejada pretende satisfazer interesse privado do requerente, que não se entremostra imprescindível”, afirmou Gonet em sua manifestação.
O procurador-geral ressalta que não há, no pedido da defesa de Bolsonaro, evidência de que a viagem aos Estados Unidos “acudiria a algum interesse vital” do ex-presidente “capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída” dele do país.
“A situação descrita não revela necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública”, argumentou o PGR.
“É ocioso apontar que o requerente não exerce função que confira status de representação oficial do Brasil à sua presença na cerimônia oficial nos Estados Unidos”, complementou.
Na avaliação de Gonet, a liberação do passaporte e a autorização para a viagem esbarra na falta de demonstração por Bolsonaro “de que o interesse público que determinou a proibição da sua saída do país deva ceder, no caso, ao interesse privado” dele de assistir à posse de Trump.
O documento de Bolsonaro foi apreendido em fevereiro do ano passado pela Polícia Federal (PF).
A defesa do ex-presidente pediu na sexta-feira (10) a devolução do passaporte para viajar aos Estados Unidos entre 17 e 22 de janeiro. A cerimônia de posse de Trump acontece no dia 20 de janeiro.
A defesa de Bolsonaro reforçou na segunda-feira (13) a legitimidade do convite para a posse de Trump renovou ao ministro o pedido de liberação do passaporte do ex-presidente e garantiu que ele não irá “obstaculizar o andamento das investigações em curso”.
Dias antes, Moraes tinha mandado advogados de Bolsonaro apresentarem um convite oficial antes de decidir sobre a devolução do passaporte do ex-presidente.
O ministro afirmou no sábado (11) que o pedido da defesa “não veio devidamente instruído com os documentos necessários
Moraes chamou atenção para o fato de a mensagem ter sido enviada para o e-mail do deputado Eduardo Bolsonaro (PL) por um endereço não identificado, sem horário ou programação do evento.
A defesa afirma não haver equívoco “quanto a veracidade do e-mail” anexado como convite no pedido feito na semana passada. De acordo com ela, o domínio “t47inaugural”, pertencente ao comitê inaugural do presidente e do vice-presidente eleitos, foi registrado exclusivamente para o envio de convites e comunicações formais via e-mail.
Os advogados sustentam que o convite cobrado é o próprio e-mail enviado em 8 de janeiro a Eduardo Bolsonaro. Segundo eles, a exigência de apresentação de “documento oficial” encontra-se suprida com a apresentação do e-mail com tradução juramentada.
“Nos EUA, diferentemente do Brasil, possivelmente por razões culturais, prestigia-se a boa-fé do declarante, in casu, de que o convite enviado por e-mail oficial do comitê representado por Donald J. Trump é verdadeiro, justamente porque mentiras ou omissões propositadas podem levar a rigorosas consequências”, afirmam os advogados.
A defesa reitera ao ministro que a posse do republicano é um “evento de notória magnitude política e simbólica” e que o convite “encontra-se carregado de significados e implica em diversos aspectos importantes”.
Por fim, os advogados dizem que Bolsonaro “reafirma seu compromisso em não obstaculizar – como de fato jamais obstaculizou – o andamento das investigações em curso e reafirma sua disposição tanto em cumprir integralmente as medidas cautelares que lhe foram impostas”.
Carlos Nunes | 16/01/2025 13:01:50
Pois é, essa turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo" não vai permitir Bolsonaro assistir a posse do tio TRUMP. Por que? Porque, lá nos Estados Unidos, paÃs onde impera a Liberdade de Opinião e Expressão, vão querer entrevistar o Bolsonaro...e ele vai dizer a verdade sobre o que realmente tá acontecendo no Brasil. Sobre o Golpe do dia 8? A partir do dia 1° de Janeiro de 2023, quem devia zelar pela Segurança do Brasil, de BrasÃlia, era o Comandante em Chefe das Forças Armadas, tio Lula & o tio Dino, Ministro da Segurança Pública. Foram eles alertados pela ABIN, que implorou reforçar a Segurança no dia 8. O que fez nosso Comandante em Chefe das Forças Armadas, tio Lula? Saiu apressadamente de BrasÃlia no dia 7, na véspera...Que pressa foi essa? E o que fez nosso Ministro da Segurança Pública, tio Dino? Assistiu a manifestação da janela do Ministério. E o que fez nosso Ministro, tio Xandão? Culpou Bolsonaro, que não era mais presidente da República & culpou o ex-Ministro da Segurança Pública, que táva no exterior, em férias com a famÃlia. Essa ninguém entendeu...em vez de culpar os atuais pela OMISSÃO - tinham o Relatório da ABIN nas mãos...culpou os ex-presidente e ministro que não mandavam mais nada...nem estavam mais no Brasil. Entrevistas do Bolsonaro, junto com tio TRUMP...pode revelar fatos à comunidade internacional, derrubando Narrativas Criativas da turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo". Por isso não deixarão Bolsonaro assistir a posse do tio TRUMP. NINGUÉM acredita mais em Narrativas Criativas. Todo mundo acredita em fatos. Fatos são fatos: a ABIN alertou...e o Governo do tio Lula não tomou providências. Sair apressadamente de BrasÃlia é estranho pra burro. Que pressa foi essa?
wallace | 16/01/2025 12:12:53
tá certo, ele vai querer fugir, tem que responder pelos crimes aqui no brasil! Parabéns ao ministro Moraes
alexandre | 16/01/2025 11:11:19
Condenação sem processo transitado e julgado..
FAZ O L !!!!!! | 16/01/2025 09:09:18
É Inconstitucional a ida de um ex presidente a posse de Trump, temos que mostrar para o imperialismo yanke que ninguém vai ferir nossa soberania.
Trump manda revogar visto americano de Alexandre de Moraes
Sábado, 19.07.2025 11h00
Maníaco confessa que esquartejou amigo e diz ter sido estupro
Sábado, 19.07.2025 10h00
Operação da PF contra Bolsonaro sela destino de Eduardo
Sábado, 19.07.2025 09h00
Senadores protocolam pedido de impeachment contra Cármen Lúcia
Sábado, 19.07.2025 08h00
Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira
Sábado, 19.07.2025 03h00