Terça-Feira, 26 de Março de 2024, 18h00
NA MIRA DO STF
Por risco político, Moraes pode obrigar Bolsonaro a usar tornozeleira
Entendimento é que o ex-presidente só deverá ser preso depois do trânsito em julgado
METRÓPOLES
Antes de ser efetivamente preso pela Polícia Federal (PF), Jair Bolsonaro (PL) deve sofrer sanções e ter que cumprir medidas cautelares determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. É o que consideram juristas ouvidos pelo blog. Por risco de fuga, o ex-presidente pode ser obrigado a usar tornozeleira eletrônica enquanto é investigado pelo STF.
A determinação de usar o equipamento viria antes de um pedido de prisão, que não deve acontecer agora. O entendimento é que o “cálculo político” de prender preventivamente Bolsonaro neste momento poderia fortalecê-lo e reforçar a narrativa de perseguição.
Bolsonaro deve ser preso pela PF só depois de julgado pelo Supremo. Até lá, precisa ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República e ter prisão referendada pela maioria dos ministros do STF.
A questão húngara pesou contra o ex-presidente, flagrado por câmeras de segurança da Embaixada da Hungria por duas noites, em fevereiro, na repartição diplomática. O New York Times afirma que Bolsonaro se escondeu para tentar obter asilo político do país de Viktor Orbán.
A defesa de Jair Bolsonaro diz que a visita dele na embaixada foi para “manter contatos”. À coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, o ex-presidente disse que mantém “um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo”. “Estão preocupados. Eu converso com eles assuntos do interesse do nosso país. E ponto-final. O resto é especulação”, disse Bolsonaro.
Como mostrou o repórter Gustavo Zucchi, o ministro Alexandre de Moraes já considerou pedidos de asilo político como motivo para manutenção de prisão preventiva.
Em decisão de agosto de 2021, Moraes usou pedidos de asilo feitos pelo ex-deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) para apontar risco de fuga e manter o então parlamentar preso.
Carlos Nunes | 27/03/2024 06:06:08
Pois é, a turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo" é muito inventiva...O QUE É RISCO POLÃTICO? Tornaram Bolsonaro INELEGÃVEL 2 vezes, Injustamente, e querem prende-lo, porque essa turma morre de MEDO, dele candidatar a Presidente em 2026 e ganhar a eleição. E ganha mesmo. É esse o risco polÃtico. Tá igual na Venezuela...Lá, tio MADURO, aprendiz de ditador, que manda no Legislativo e no Judiciário, tornou INELEGÃVEL seus 2 maiores opositores, com MEDO de perder a eleição neste ano. Conclusão: tio MADURO deve ganhar a eleição, por falta FORÇADA de opositores. Agora ele tá prendendo Gerentes de campanha dos partidos opositores...Já foram presos vários...Democracia Relativa é assim: quando eles tão vendo que perderão a eleição, tornam INELEGÃVEL, prendem. Ou fazem coisa pior. Pegaram o coitado do tio ADÉLIO, meio débil mental, fácil de manejar, e programaram pra matar o Bolsonaro. Missão dada: MATA O BOLSONARO SENÃO ELE ELEGE. MIssão cumprida. Quase o Bolsonaro foi morar na Cidade dos pés juntos, o popular cemitério.
DEVAIR VALIM DE MELO | 26/03/2024 21:09:31
ATE CACHORRO GOSTA DE LATIR BOLSONARO BOLSONARO KKKKK , NOSSO MINISTRO MORAIS NAO FARA. SE NAO DF ENTRA EM CAOS VAI MAIS DE 20 MILHÕES DE TRABALHADORES PRA DF. PROTESTAR.. BOZO TA NA RUA TODO DIA, AGORA SE COLOCAR TORNOZOLEIRAS E COISA DO PT NAO QUER BOZO ELEGENDO NINGUÉM, SO A TURMA DOS RATOS SEGUNDO STF, QUE PRENDEU TODOS E TOMARAM DINHEIRO DOS LADROES.. TUDO SEGUNDO STF....
alexandre | 26/03/2024 20:08:29
Risco politico é qual artigo do codigo penal ?
Maria Aparecida de Oliveira | 26/03/2024 20:08:29
Eu acredito na justiça ??
Dona Porfiria Amorim | 26/03/2024 18:06:54
Será que pode molhar a tornozeleira no Jet ski??? Tem que ver isso daÃ
Bolsonaristas criticam Moraes por gesto obsceno em jogo
Quinta-Feira, 31.07.2025 14h00
Lula sanciona lei que proíbe uso de animais em testes de cosméticos
Quinta-Feira, 31.07.2025 13h00
Moraes mostra dedo ao acompanhar vitória do Corinthians
Quinta-Feira, 31.07.2025 12h00
Ex-deputados convocam greve de fome na Câmara após perda do mandato
Quinta-Feira, 31.07.2025 11h00
Câmara declara perda do mandato de sete deputados federais
Quinta-Feira, 31.07.2025 10h00