Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 15h05
Psol pede investigação de vice da Câmara por uso de avião
Terra
O líder do Psol na Câmara dos Deputados, deputado Ivan Valente (SP), protocolou nesta quinta-feira um ofício na mesa diretora solicitando a investigação do vice-presidente da Casa, André Vargas (PT-PR). O petista admitiu ter sido imprudente ao usar um avião fretado pelo doleiro Alberto Youssef, preso em uma operação da Polícia Federal contra lavagem de dinheiro.
No pedido, o Psol afirma que as denúncias “vão além do âmbito pessoal” e merecem resposta objetiva e institucional da Câmara dos Deputados. Por se tratar de um vice-presidente da Câmara, a legenda entendeu que a própria mesa diretora deve formalizar o pedido de investigação à Corregedoria.
O fretamento do avião foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, que teve acesso a investigações da PF envolvendo Youssef. Segundo o jornal, a viagem de Londrina (PR) a João Pessoa (PB) foi discutida em uma conversa entre os dois por um serviço de mensagem de texto. Inicialmente, o parlamentar afirmou ter pagado o combustível, mas depois disse que o doleiro bancou a viagem.
Em sua defesa, Vargas disse que conhece Youssef há 20 anos como um empresário importante de sua cidade, dono de um hotel. O mesmo motivo foi alegado por se envolvido em conversas para um contrato de interesse do doleiro no Ministério da Saúde. Segundo a PF, a empresa Labogen teria sido usada para fazer remessar ilegais ao exterior.
“É claro que com relação a avião eu reconheço: fui imprudente, foi um equívoco. Deveria ter exigido um contrato, deveria ter quitado, não deveria, e, aliás, peço desculpas por ter exposto minha família. É o que me machuca nesta hora”, disse Vargas ontem, em um discurso na tribuna do plenário.
Ele disse ter tentado pagar o combustível do avião, mas disse não ter conseguido porque a aeronave era locada. “Quando procurei para viabilizar o pagamento do combustível, não encontrei meios, porque não sabia que a aeronave havia sido locada. Coisa que descobri agora, em razão da ampla cobertura da mídia”, afirmou.
Rússia aprova lei que criminaliza busca na internet por conteúdo proibido
Domingo, 20.07.2025 21h00
Planalto vê peso maior de big techs que de Bolsonaro no tarifaço de Trump
Domingo, 20.07.2025 20h00
AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço
Domingo, 20.07.2025 19h10
Tarifaço de Trump coloca em risco 77 mil toneladas de frutas brasileiras
Domingo, 20.07.2025 19h00
AGU quer investigar investimentos suspeitos antes de tarifaço
Domingo, 20.07.2025 18h00