Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2025, 17h00
ANÁLISE
Quem avisa amigo é: Bolsonaro vai fugir; é só uma questão de tempo
No carnaval passado, Bolsonaro passou dois dias na embaixada da Hungria
RICARDO NOBLAT
Metrópoles
Tudo que vimos pela televisão no domingo 8 de janeiro de 2023 não passou de um ato tresloucado de milhares de pessoas, inconformadas com a derrota de Bolsonaro, que invadiram a Praça dos Três Poderes e depredaram os prédios do Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Retiraram-se em seguida, ou foram retiradas pela Polícia Militar do Distrito Federal que as guiou até lá, assegurando que não havia risco de baderna.
É isso o que defensores do ex-presidente querem que acreditemos. Bolsonaro, àquela altura e numa boa, estava a milhares de quilômetros de Brasília, no sossego de um condomínio americano. Seu ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, de férias do cargo de Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal que mal chegara a assumir, também estava nos Estados Unidos. Na casa de Torres, mais tarde, seria encontrada uma minuta do golpe.
Mas, que golpe? O que assistimos boquiabertos no 8/1 sem entender o que se passava? Ou o golpe que Bolsonaro começou a tramar a três meses da eleição? Em julho de 2022, numa reunião ministerial presidida por ele, Bolsonaro falou em “uso da força como alternativa a ser implementada, se necessário”. Ele acabara de ouvir o comentário do general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República:
“O que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa, é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa, é antes das eleições”.
O conselho do general não foi ouvido ou não deu em nada por razões desconhecidas até aqui. Mas tão logo se consumou a vitória apertada de Lula, teve início a trama para impedir a posse do presidente eleito. Teve de tudo: acampamentos de golpistas em frente a QGs do Exército país afora; ataques à sede da Polícia Federal em Brasília; bomba afixada em um caminhão para destruir parte do aeroporto da cidade e pressão sobre os militares.
Tudo minuciosamente contado na denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República com base na delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, nos depoimentos dos comandantes do Exército e da Aeronáutica que se recusaram a aderir ao golpe, e nas provas recolhidas pela Polícia Federal. A propósito: há mais coisas que serão reveladas em momento oportuno e as investigações da Polícia Federal ainda não terminaram.
O próprio Bolsonaro admitiu em entrevistas que examinou a decretação dos estados de defesa e de sítio, previstos na Constituição em casos de graves ameaças à ordem pública. Foi ele, porém, com a anuência dos chefes militares, que garantiu vida longa aos acampamentos na esperança de criar condições que o mantivesse no poder. Ao embarcar para os Estados Unidos, deixou a trama golpista em andamento, e não finda.
O que aguarda Bolsonaro, já inelegível até 2030, é ser condenado e preso por golpe de Estado e tentativa violenta de abolição do Estado Democrático de Direito; e depois por roubo de joias presenteadas ao Brasil por governos estrangeiros e falsificação de certificado de vacina contra a Covid-19. Ele irá esperar sentado que tudo isso ocorra? Ou em uma cela improvisada dentro de um quartel? Por mais que diga que caga para a prisão, não caga.
Bolsonaro se diz um perseguido político, e como tal, prepara o caminho para se exilar. Qualquer dia desses, entrará pela porta da embaixada de um país que não tenha com o Brasil tratado de extradição e pedirá asilo. Só a prisão preventiva o impedirá de agir assim. As condições para a prisão preventiva estão dadas, à vista da Justiça cega quando quer ser, e de olhos abertos quando lhe interessa.
O carnaval está próximo. No carnaval passado, Bolsonaro passou dois dias na embaixada da Hungria. Só saiu de lá porque quis. Foi um ensaio de fuga.
Antonio | 24/02/2025 19:07:50
Ele disse que qualquer um pode ganhar do Lula. Continua falando em eleição como se pudesse concorrer. É verdade, qualquer um com direitos polÃticos, com condições de se candidatar e concorrer.
CIDADÃO ATENTO | 24/02/2025 18:06:44
O ex-Presidente Bolsonaro deve se recolher na Embaixada dos EUA, tão logo esse processo ILEGAL e ILEGÃTIMO seja pautado para julgamento. É um completo ABSURDO a delação sob coação do Tenente Coronel Mauro Cid (não foi o ministro Gilmar quem disse que delação sob ameaça é inválida??!!!). Nunca vi um juiz ser vÃtima, investigador e julgador ao mesmo tempo (ISSO É UMA ABERRAÇÃO JURÃDICA GROTESCA E TACANHA).E por fim, o STF emula um verdadeiro tribunal de exceção, pois não há acusados com foro naquela corte, nesse julgamento contaminado e viciado, desde sua origem.
Carlos Nunes | 24/02/2025 18:06:38
Pois é, Bolsonaro fugir? Não foge não. A ABIN (nossa CIA Tupiniquim) desde 1 de Janeiro de 2023, alertou as principais autoridades, implorando que a Segurança de BrasÃlia fosse reforçada no dia 8. O que fez nosso Comandante em Chefe das Forças Armadas, tio Lula? Saiu apressadamente de BrasÃlia no dia 7, véspera do dia 8. Que pressa foi essa? O que fez nosso Ministro da Segurança Pública, tio Dino? Assistiu a manifestação da janela do seu Ministério. Um saiu apressado...outro só assistiu. BrasÃlia, por ser a séde dos 3 Poderes, tem o melhor Plano de Segurança Nacional, denominado ESCUDO. Caberia ao Ministro da Segurança Pública liderar o Plano ESCUDO, impedindo que os manifestantes sequer aproximassem dos Órgãos Públicos (Congresso Nacional, Supremo, Planalto, etc). Deviam ter ouvido o alerta do ABIN. Nos Estados Unidos, quando a CIA alerta...as autoridades agem.
Dona Aureliana - Dr Fabio | 24/02/2025 17:05:43
Mas isso ja é de se esperar... toda vez que o sapato aperta ou ele vaza ou se interna! Zero novidades. Só resta saber pra qual pais ele quer ir né? mas espero que bem longe daqui. Grata
Cuiabano | 24/02/2025 17:05:15
kkkkkkkkkkkkkk! Tem que ser Ricardo Noblat, pai do então Guga Noblat! Se baterem os dois num liquidificador, não meio copo de suco que preste.
JOAO DA SILVA | 24/02/2025 17:05:09
FAKES DOS GRANDES . QUEM MANDOU DAR A FACADA QUEM SAO OS MANDANTES
China defende Brasil após Trump taxar produtos do país em 50%
Quinta-Feira, 10.07.2025 16h00
Motorista tenta abastecer carro com cartão da empresa e é demitido
Quinta-Feira, 10.07.2025 15h00
Candidata muçulmana é alvo de preconceito e Justiça condena 11 acusados
Quinta-Feira, 10.07.2025 14h00
Advogado morre após massagem durante férias com família
Quinta-Feira, 10.07.2025 12h00
Chefe do tráfico é preso dentro de suíte de luxo de motel
Quinta-Feira, 10.07.2025 11h00