Terça-Feira, 18 de Março de 2014, 12h15
Reino Unido suspende todas as licenças de exportação de armas para a Rússia
UOL
O Reino Unido decidiu suspender todas as licenças de exportação de armas para a Rússia após o presidente Vladimir Putin defender a declaração de independência da Crimeia, afirmando ao Parlamento russo que leis internacionais não foram transgredidas.
Segundo a \"BBC\", toda a cooperação militar com a Rússia será suspensa, incluindo a exportação de armas, conforme disse ao Parlamento britânico, nesta terça-feira (18), o secretário de Relações Exteriores, William Hague.
Exercícios navais entre Rússia, França, Reino Unido e Estados Unidos foram suspensos.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que \"novas medidas\" devem ser tomadas contra a Rússia pela comunidade internacional se as tensões na Ucrânia não se acalmarem. O porta-voz oficial do premiê disse que uma redução nos ânimos inclui que as forças russas retornem às suas bases e que a Constituição da Ucrânia seja respeitada.
\"Os passos dados pelo presidente Putin hoje na tentativa de anexar a Crimeia à Rússia estão em flagrantes violações da lei internacional e de enviar uma mensagem desestimulante através do continente europeu\", disse o premiê britânico. \"É completamente inaceitável que a Rússia use a força para mudar fronteiras, com base em um falso referendo realizado sob o cano de uma arma russa\", criticou Cameron.
A chanceler alemã, Angela Merkel, também condenou a ação da Rússia de incorporar a Crimeia a seu território. \"A admissão da Crimeia pela Federação Russa vai contra a lei internacional\", afirmou Merkel.
Assim como a líder alemã, o presidente de França, François Hollande, afirmou que \"condena\" as ações da Rússia.
\"A França não reconhece os resultados do referendo (...) nem a anexação dessa região ucraniana à Rússia. A próxima reunião do Conselho Europeu, entre os dias 20 e 21 de março, deve proporcionar a oportunidade de uma resposta europeia forte e coordenada ao obstáculo que acaba de ser pulado\", afirmou o presidente francês.
\"O presidente Putin não deveria ter dúvidas de que a Rússia irá enfrentar mais consequências sérias, e eu pressionarei os líderes europeus para que concordem com futuras medidas da EU quando nos encontrarmos na próxima quinta-feira\", disse o primeiro-ministro britânico sobre a reunião do Conselho Europeu.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Sergei Aksyonov, desaprovou o reconhecimento da Crimeia como um \"Estado soberano\" pela Rússia e afirmou que a assinatura do decreto de aceitação da Crimeia \"nada tem a ver com a democracia ou o senso comum\". E que o discurso de Putin \"mostrou claramente o quão real é a ameaça russa ao mundo civilizado e à segurança internacional\".
\"A Ucrânia e todo o mundo civilizado nunca reconhecerão [a] anexação da terra ucraniana\", disse o presidente em exercício da Ucrânia, Oleksander Turchynov, segundo informações da agência Interfax à BBC.
\"A liderança política da Federação Russa está tentando anexar parte da Ucrânia\", afirmou Turchynov durante uma reunião no ministério da Defesa. \"Esse é um passo muito perigoso (...), não apenas contra a Ucrânia, mas também contra a Europa e todo o mundo\".
O presidente dos EUA, Barack Obama, já convidou líderes do G7 para uma reunião na próxima semana com o objetivo de discutir futuras ações na Ucrânia.
O vice-presidente Joe Biden acusou a Rússia de uma \"flagrante violação da lei internacional\" na Crimeia. Biden afirmou que a Rússia fez uma \"descarada incursão militar\", \"aumentou as tensões étnicas\" na Ucrânia e está realizando um \"ataque contínuo à soberania ucraniana\".
O norte-americano alertou sobre mais sanções por parte dos EUA e da UE contra a Rússia se o processo de anexação da Crimeia tiver continuidade.
Até o momento, os EUA determinaram proibição de viagens e o congelamento de ativos no país de 11 russos e ucranianos, enquanto a UE impôs tais sanções contra 21 pessoas.
Maníaco confessa que esquartejou amigo e diz ter sido estupro
Sábado, 19.07.2025 10h00
Operação da PF contra Bolsonaro sela destino de Eduardo
Sábado, 19.07.2025 09h00
Senadores protocolam pedido de impeachment contra Cármen Lúcia
Sábado, 19.07.2025 08h00
Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira
Sábado, 19.07.2025 03h00
Influenciador causa polêmica após jogar filho de 7 anos de penhasco
Sábado, 19.07.2025 02h00