Terça-Feira, 26 de Março de 2024, 02h00
CIÊNCIA
Saiba melhor horário para malhar se quer emagrecer
METRÓPOLES
O emagrecimento depende essencialmente do déficit calórico: é necessário gastar mais calorias do que se ingere. No entanto, a conta inclui outras variáveis, pois o metabolismo – a capacidade do corpo de transformar alimentos em energia – não funciona de maneira tão matemática assim.
Nos últimos anos, vem ganhando destaque estudos sobre o melhor horário para executar exercícios físicos quando o objetivo é o emagrecimento. Em setembro do ano passado, cientistas chineses e norte-americanos publicaram um artigo na revista Obesity sugerindo o intervalo entre às 7h e às 9h como o melhor horário.
Os pesquisadores usaram dados de saúde de 5,2 mil pessoas, cujas informações foram organizadas de acordo com o turno no qual elas malhavam: manhã, início da tarde e noite. Os voluntários que malhavam logo depois de acordar conseguiram controlar melhor o peso, pois tinham circunferências abdominais menores e índices de massa corporal mais próximos do ideal.
Um outro estudo recente realizado por pesquisadores do Instituto Karolinska, da Suécia, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, afirma que é possível aumentar o metabolismo da gordura treinando no início do dia. Realizada com roedores, a pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) no início deste ano.
“Nossos resultados sugerem que exercícios matinais podem ser mais eficazes do que os exercícios noturnos em termos de aumento do metabolismo e queima de gordura. As informações, se confirmadas, poderão ser valiosas para as pessoas que estão acima do peso”, disse a professora Juleen R. Zierath, do Departamento de Medicina e Cirurgia Molecular, do Instituto Karolinska, durante a divulgação do trabalho.
Um terceiro estudo, realizado por pesquisadores das universidades de Bath e Birmingham, do Reino Unido, não analisou especificamente o horário dos exercícios físicos, mas se eles eram praticados antes ou depois do café da manhã. Publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism em 2019, a pesquisa avaliou os resultados obtidos por 30 homens obesos ou com sobrepeso: os voluntários do primeiro grupo malhavam antes do café da manhã; os do segundo, depois; e os do terceiro, não malhavam.
Os pesquisadores notaram que os praticantes de exercícios físicos antes do café da manhã queimaram o dobro da quantidade de gordura que os que se exercitavam após comer.
Claudinho gordin gostoso | 26/03/2024 07:07:35
puts esse horario ta todo mundo trabaiano fiii se liga na fita?
Mulher é presa tentando vender explosivo na Internet
Domingo, 27.07.2025 22h00
Açaí brasileiro pode virar alimento de luxo nos EUA
Domingo, 27.07.2025 21h00
Papa diz que crise de fome em Gaza é “grave”
Domingo, 27.07.2025 20h00
“Não é bem-vindo”: protestos marcam visita de Trump à Escócia
Domingo, 27.07.2025 19h00
Pastor que hipnotizava adolescentes para abusar deles é preso
Domingo, 27.07.2025 18h00